Categories: Notícias

10 previsões para orientar CIOs no planejamento até 2019

Para auxiliar CIOe executivos de TI na liderança de suas organizações com sucesso por meio da aceleração da transformação digital,o IDC divulgou o “FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2017 Predictions”, que traz as dez principais previsões de mudanças importantes que devem ocorrer em TI nos próximos 36 meses. O foco é orientar líderes de TI na elaboração de seus planos estratégicos dos próximos três anos.

Joe Pucciarelli, executivo do IDC focado em programas executivos de TI, afirmou que a mensagem é clara: os CIOs precisam encontrar uma maneira de reinventar suas organizações de TI, pois, caso contrário, arriscam seus negócios ou podem ser substituídos por prestadores de serviços que podem realizar o serviço.

As previsões da IDC para a agenda mundial de CIOs são:

1. Até 2019, 40% dos projetos de TI criarão novos serviços digitais e fluxos de receita que monetizarão os dados.

2. Até 2018, 65% das organizações de TI criarão novos serviços voltados para o cliente e para o ecossistema para atender às necessidades de negócios.

3. A falta de visão, credibilidade ou capacidade de influência impedirá que 40% dos CIOs atinjam cargos de liderança até 2017.

4. Até 2019, 75% dos CIOs irão reconhecer as limitações da TI tradicional e vão adotar uma abordagem de liderança que incorpora um ciclo virtuoso de inovação (Leading in 3D).

5. 40% dos CIOs avançarão as iniciativas da transformação digital, construindo vínculos organizacionais com as equipes de tecnologia da linha de negócios e entre as áreas organizacionais de TI, possibilitando mudanças no pensamento, cultura e práticas até 2018.

6. Até 2019, 80% das organizações bimodais de TI acumularão uma dívida técnica incapacitante, resultando em complexidade crescente, custos e perda de credibilidade.

7. 45% dos CIOs vão mudar o foco primário de físico para digital e irão se afastar de BPM e otimização até 2018 para fornecer escala, previsibilidade e velocidade.

8. Até 2018, 45% dos CIOs se concentrarão na plataforma, usando DevOps para desenvolvimento rápido, redução de custos e agilidade empresarial.

9. Até 2019, 70% das organizações de TI mudarão sua cultura para um ambiente de trabalho semelhante ao inicial, adotando práticas ágeis e comunidades de código aberto.

10. Até 2017, 80% dos CIOs ajudarão a impulsionar riscos globais que permitem respostas adaptativas a ameaças de segurança, conformidade, negócios ou ameaças catastróficas.

Recent Posts

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

25 minutos ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

52 minutos ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

3 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

18 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

20 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

20 horas ago