10 habilidades que os profissionais precisarão desenvolver até 2020

A CINQ Technologies listou informações sobre as habilidades necessárias para se manter competitivo no século XXI. Segundo a empresa, o Fórum Econômico Mundial elencou dez habilidades que os profissionais precisarão desenvolver até 2020. São elas:

  1. Solução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Flexibilidade cognitiva
  5. Coordenação com os outros
  6. Inteligência emocional
  7. Tomada de decisão
  8. Orientação para serviços
  9. Negociação
  10. Gestão de pessoas

Com o propósito de vivenciar essas habilidades na prática, a CINQ Technologies participou do 2020xp, evento organizado pelo Aldeia Coworking, que aconteceu no último final de semana (28 e 29/09) em Curitiba-PR, com a participação de mais de 200 pessoas.

No encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos de cerca de 60 pessoas por equipe para vivenciar experiências imersivas, com o intuito de afiar o machado com relação ao que se espera dos profissionais do futuro no presente das organizações.

A experiência enxergar foi ministrada por Carolina Haro, a qual foi morar na Tailândia com 15 anos e de lá trouxe na bagagem o aprendizado da empatia e da flexibilidade cognitiva. A facilitadora abordou temas como pensamento crítico, neurociência (cérebro automático e cérebro consciente) e técnicas como mindfulness (concentrar-se na respiração para atenção plena) e safári urbano para alinhamento do que é nosso filtro e quais os filtros das outras personas com o intuito de vivenciarmos a empatia.

Ela desafiou os participantes a viverem com a curiosidade de uma criança para enxergar o mundo com diversos filtros. Carolina trabalhou com os participantes as seguintes habilidades: 1. Pensamento crítico | 2. Flexibilidade cognitiva.

Fred Amstel (PhD em Filosofia, Design e Arquitetura, um dos grandes nomes do Design Thinking) ministrou a experiência resolver por meio da técnica do lego serious play para solucionar problemas complexos. As habilidades vivenciadas foram: 3. Criatividade | 4. Coordenação | 5. Solução de problemas complexos.

Na experiência centrar, Marcelo Alves, maratonista extremo que correu 7 maratonas em 7 continentes em 7 dias, realizou dinâmicas para tomadas de decisão em momentos de alto estresse e desafiou os participantes nas seguintes habilidades: 6. Inteligência emocional | 7. Tomada de decisão.

Wilma Morais, líder da Academia Nacional de Coaching, por sua vez, facilitou a experiência liderar e realizou dinâmicas como da torre de macarrão com marshmallow, além da aplicação de vários diagnósticos de liderança com o objetivo de disseminar as habilidades: 8. Gestão de pessoas | 9. Orientação para servir |10. Negociação.

Recent Posts

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

1 hora ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

2 horas ago

Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme…

3 horas ago

Tecnologia de captura direta de carbono avança com inauguração de nova planta na Islândia

Foi inaugurada em Hellisheiði, na Islândia, a planta Mammoth, a maior do mundo para captura…

4 horas ago

Pagamentos por aproximação lideram transações no Brasil com 59% do total

Pagamentos por aproximação (ou contactless) alcançaram a marca de 2 milhões de transações por hora,…

4 horas ago

Onda de demissões na Tesla segue com chance de novos cortes

A Tesla, referência no mercado de veículos elétricos, continua a enfrentar uma onda de demissões…

4 horas ago