Categories: Notícias

10 formas de se criar uma economia de pagamento digital

Relatório da Better Than Cash Alliance, baseada nas Nações Unidas, revela dez passos tangíveis que podem fazer com que governos e empresas abandonem a economia dominada pelo dinheiro e abracem a digitalização de pagamentos. A pesquisa da Better Than Cash Alliance estudou 25 países, incluindo, entre outros, a Índia, Nigéria, Tanzânia, Gana, Brasil e México.

De acordo com o estudo, a evolução do Brasil no tema possibilitou economia acima de 30% nos custos das transações nos desembolsos do governo para indivíduos. Outro exemplo bem-sucedido é o México. Como resultado da instalação de 20 mil dispositivos de pontos de vendas, o país obteve taxa de crescimento de 17% nesse tipo de transações entre 2014 e 2015.

Confira abaixo os dez aceleradores pontuados no estudo, que vão ajudar, de acordo com a Better Than Cash Alliance, governos a desenvolverem abordagens personalizadas para melhor aplicar esse conhecimento nos mercados apropriados:

1. Promover a infraestrutura de aceitação dos comerciantes em empresas micro, pequenas e  de médio porte para aprofundar o uso entre consumidores e maiores pagadores.

2. Alavancar redes ou plataformas existentes para o fornecimento de produtos e serviços de pagamento digital para ampliar esses serviços mais rapidamente e de maneira a reduzir os custos.

3. Estabelecer uma infraestrutura digital compartilhada para participantes para reduzir barreiras e promover a inovação, tanto em instituições públicas como em privadas.

4. Criar interoperabilidade para reduzir barreiras que limitem transações digitais a uma única plataforma de pagamentos aumentando a aceitação e a adoção de pagamentos.

5. Desenvolver um programa único de identificação acessado por participantes do setor público e privado para a verificação de identidade pode gerar pagamentos digitais e inclusão financeira. As estruturas de proteção ao consumidor são essenciais para garantir privacidade, segurança e controle de dados adequado.

6. Digitalizar casos de uso de rotina frequentemente utilizados para transações torna os pagamentos digitais mais familiares e aumenta o volume de transações digitais.

7. Digitalizar os pagamentos do governo para promover um ecossistema de pagamentos digitais economizando nos custos das transações e aumentando o acesso de civis a pagamentos.

8. Digitalizar os recibos do governo para fazer com que indivíduos e empresas se sintam mais à vontade com os pagamentos digitais, reduzindo finalmente fugas e estimulando receitas. A colaboração com o setor privado é fundamental.

9. Estabelecer regulamentos que incentivam inovação e práticas responsáveis, ao se entender as lacunas e barreiras dos regulamentos existentes, e envolvendo todos os interessados.

10. Implementar políticas que incentivem e aprimorem a conveniência dos pagamentos digitais para gerar a adoção e o maior acesso a esses pagamentos.

Recent Posts

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

36 minutos ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

2 horas ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

3 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

5 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

6 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

6 horas ago