Nokia prepara Windows Phone com PureView

O Nokia EOS será o primeiro Windows Phone com a verdadeira câmera PureView. O aparelho deve substituir o Lumia 920, como principal smartphone Nokie em 2013.
O EOS, que é o codinome do aparelho, trará um sensor de câmera muito similar ao do Nokia 808 PureView, relatou a The Verge. O 808, um smartphone Symbian anunciado durante o Mobile World Congress 2012, tem uma câmera de 41 megapixels e ampla capacidade de zoom, além de bom desempenho em ambientes de baixa iluminação. Isso foi o resultado de cinco anos de trabalho do time de imagens da Nokia. A fabricante afirmou que a tecnologia PureView poderia, eventualmente, ser embarcada em dispositivos Windows.
O Lumia 920, que começou a ser vendido no quarto trimestre, até tem a tecnologia PureView embarcada, mas sem o kit completo. O dispositivo tem uma câmera de 8 megapixel, além disso, o módulo da câmera é montado sobre molas para reduzir o efeito da trepidação. A câmera também tem uma boa abertura e um bom desempenho em ambientes pouco iluminados. Ainda assim, ela não tem todo o poder de alta resolução e capacidades de zoom apresentadas pelo PureView 808 e as pessoas querem ver o pacote completo no Windows Phone.
EOS é uma escolha interessante para um codinome de um device que terá uma câmera tão poderosa, a Cannon já usou esse apelido para a sua linha de câmeras dSLR.
De acordo com a The Verge, o EOS vai romper com o policarbonato que a Nokia utiliza no Lumia. O aparelho deve trazer um novo design, substituindo o alumínio pelo policarbonato. Ainda sobre o desenho, ele deve vir com arestas quadradas, em vez das mais arredondadas vistas atualmente.
Ainda que o EOS deva tomar o lugar do Lumia 920 na estratégia da Nokia, a companhia já tem um substituto real para esse aparelho em mente. Chamado de Catwalk, o substituto do Lumia também terá um corpo de alumínio.
Além disso, já é sabido que a Nokia vem trabalhando em seu próprio modelo de tablet Windows RT, que deve ser anunciado ainda no primeiro trimestre. Vale lembrar que a fabricante foi pioneira no mercado de tablet para acesso à internet em 2006. O aparelho rodava uma versão de Linux. Agora, na nova onda, a finlandesa será uma das últimas fabricantes de celulares a entrar na competição dos tablets.
