Nokia criará design parecido com do N9 para próximo WP7

Apesar de seu declínio em smartphones, ninguém questiona a habilidade da Nokia para projetar aparelhos bonitos e funcionais – pelo menos no que concerne ao hardware. O N8 – lançado no ano passado – é um bom exemplo do que a empresa pode realizar. O N9 – anunciado esse ano – é igualmente, senão mais, bem projetado.
Nenhum desses aparelhos farão tanto sucesso. Por que não? Por que eles executam as plataformas Symbian e MeeGo respectivamente. Ninguém quer aparelhos com os dois sistemas operacionais porque os softwares são desatualizados. Essa é parte do motivo da empresa ter decido abandonar o Symbian e o MeeGo e se apoiar na plataforma Windows Phone 7 da Microsoft para o futuro de seus negócios de smartphone.
A Nokia trabalha duro para colocar seu primeiro aparelho WP7 no mercado. O que todos querem saber é qual será sua aparência e como a empresa irá de destacar de outros OEMs WP7.
Segundo a companhia seu diferencial é o design.
Ao dar uma entrevista ao Wall Street Journal, Marko Ahtissari, chefe de projeto da empresa, apontou o N9 como um exemplo do que esperar. O dispositivo é feito de material de policarbonato e tem uma tela de vidro curvada. Pode ser simples ao olhar, mas as linhas e o uso das cores o torna um aparelho atraente.
Se você não acha que a cor é importante em dispositivos móveis, considere o branco do iPhone. As cores não são meramente pintadas, são introduzidas no design e na fabricação e podem trazer complicações porque alteram a química e o comportamento dos materiais. Por que você acha que demorou quase nove meses para a Apple lançar o iPhone 4 branco no mercado?
E não é apenas o hardware que a Nokia tem que considerar quando projeta seus aparelhos WP7. A empresa também planeja trabalhar a interface de usuário e os apps.
Claro que qualquer um que conheça a Nokia soube logo que a empresa anunciou sua intenção de usar o WP7 que suas capacidades de design de hardware forneceriam a diferenciação necessária para ter sucesso com o WP7.
(Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini)
Saiba mais:
Windows Phone 7 Mango está pronto para as prateleiras
Nokia deve apresentar seu smartphone com plataforma Mango em 17 de agosto
Mango do Windows Phone 7 já está finalizado
Mango está liberado para desenvolvedores no Brasil
Microsoft anuncia realidade aumentada para WP7
Microsoft: atualização inclui recursos para empresas
As dez principais notícias sobre softwares de 2010
Especial 2010: as 10 notícias da Microsoft
ð Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.
