Netflix supera 200 milhões de assinantes em 2020
Número impulsionado pela pandemia supera expectativas do mercado. Empresa credita sucesso a produções originais
Serviços de vídeo por streaming foram a salvação contra o tédio para muita gente durante o período de quarentena, e os resultados do ano fiscal de 2020 do Netflix o comprova: com 8,5 milhões de novos usuários no quarto trimestre, a empresa ultrapassou a marca simbólica de 200 milhões de assinantes – 203 milhões, para ser mais exato. Os resultados foram divulgados aos investidores nesta terça-feira (19).
Os resultados acima do esperado fizeram as ações da Netflix subirem 15% em Wall Street nesta quarta-feira. Se fosse um país, o Netflix ocuparia o posto de oitavo mais populoso do mundo, superando Bangladesh – que tem que tem 170 milhões de habitantes.
Durante todo o ano passado, foram 37 milhões de novos assinantes, US$ 25 bilhões em receita (crescimento de 24% na comparação ano a ano) e 76% a mais de lucro operacional, que alcançou a US$ 4,6 bilhões. As adesões de 2020 superam as de 2019 em 31%. A maior parte dos novos assinantes (83%) veio de fora dos EUA e do Canadá.
Na América Latina as receitas foram de US$ 3,15 bilhões, 6,1 milhões de novos assinantes e 37,5 milhões de assinantes no total. Não há dados específicos para o Brasil.
Claro que nem tudo são flores: no balanço a empresa ponta que a receita média por assinante ficou estável desde 2019. O lucro por ação de US$ 1,19 ficou abaixo do US$ 1,30 registrado em 2019 por conta de correções cambiais.
A expectativa da empresa é continuar crescendo no primeiro trimestre de 2021, chegando a 209 milhões de assinantes até o fim de março.
O resultado positivo veio em parte por conta do aumento da demanda durante a pandemia, segundo o próprio comunicado aos investidores. Também indica que o Netflix não perdeu fôlego mesmo diante do acirramento da concorrência no mercado de vídeo por streaming nos últimos anos, com o ingresso e a expansão de gigantes como a Amazon e o Prime Video, a Apple e o TV+, Warner com o HBO Max e, por último, a Disney e seu Disney+.
No comunicado, a Netflix credita o sucesso a produções originais, como a série The Crown, que alcançou 100 milhões de expectadores em suas quatro temporadas, e filmes como The Midnight Sky, com George Clooney, visto por mais de 78 milhões de pessoas.