Transformação digital impulsiona negócios da Twilio no Brasil
Twilio atua de pequenas às grandes e observa comunicação rápida e eficiente como aliados do seu crescimento
Segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV), 95% dos celulares no Brasil têm internet. Cada um desses aparelhos conta com, pelo menos, cinco aplicativos suportados pela Twilio, empresa de comunicação em nuvem. A estimativa revelada por Rodrigo Marinho, vice-presidente de vendas para a América Latina da Twilio, mostra que a companhia tem ganhado cada vez mais espaço diante da frenética aceleração digital dos negócios.
“Atuamos nos bastidores, fornecendo soluções de comunicação que permitem que outras empresas se destaquem na interação com seus clientes. E é desse jeito que estamos crescendo. Temos SMS, e-mail, push e montamos também ecossistema de dados, para citar apenas alguns exemplos. E já estamos, inclusive, preparados para o futuro do mundo sem cookies, à medida que as mudanças nas políticas de privacidade eliminam a dependência de cookies”, sintetizou ele em conversa com o IT Forum.
De acordo com o executivo, um dos principais vetores de crescimento atualmente da Twilio é o setor de contact center, que está passando por uma transformação digital acelerada. Ao migrar do legado para a nuvem, as empresas têm encontrado na Twilio uma parceira flexível e ágil, garante ele.
“Nossa plataforma não requer hardware especializado e pode ser integrada facilmente por desenvolvedores em qualquer linguagem de programação. Isso permite que as empresas se comuniquem de forma mais rápida e eficiente, adaptando suas estratégias com agilidade, o que representa uma quebra de paradigma no setor.”
Com uma estrutura sólida na América Latina, com o Brasil como seu centro operacional, a Twilio está se posicionando como uma aliada estratégica para negócios em toda a região. Além do escritório no Brasil, a Twilio possui presença global, com sede nos Estados Unidos, e unidades na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA).
A aderência dos produtos da Twilio na América Latina tem sido expressiva, garante Marinho, à medida que mais companhias aceleram suas jornadas digitais. A flexibilidade e a abertura da plataforma, que suporta qualquer linguagem de programação, têm sido um diferencial, reforça ele, especialmente para empresas menores que possuem equipes de desenvolvimento limitadas. A colaboração com o ecossistema de parceiros e os serviços profissionais internos da Twilio também desempenham um papel importante de sucesso na região.
Um aspecto interessante mencionado por Marinho é o modelo de negócios da Twilio, que é baseado no pagamento por uso. Essa abordagem tem sido especialmente benéfica para aqueles que passam por um processo evolutivo e precisam escalar a comunicação de forma gradual. “Não é à toa que oito dos dez maiores unicórnios do Brasil são clientes da Twilio, incluindo nomes como Nubank, Quinto Andar, Mercado Livre e Uber”, releva ele.
Diferenciais da Twilio à prova
Quando questionado sobre a concorrência o avanço de empresas de nichos, Marinho observa que, na verdade, os concorrentes da Twilio acabam se tornando clientes em algum momento. “Embora possam competir em algumas áreas específicas, a Twilio se destaca pela sua abordagem abrangente de comunicação, oferecendo soluções de ponta a ponta.”
“Nosso lema ‘estamos ansiosos para saber o que você vai desenvolver amanhã’, reflete nosso compromisso em entender e atender às necessidades dos nossos clientes”, conta. Um exemplo mencionado por é o caso da Uber. Para a empresa, a Twilio desenvolveu uma solução para mascarar os números de telefone dos motoristas, a fim de melhorar a comunicação entre motoristas e passageiros, garantindo privacidade de dados.
Foco abrangente
Com mais de 300 mil clientes, desde estudantes universitários até os maiores bancos digitais da América Latina, a Twilio continua a conquistar novos mercados e expandir sua presença no mercado, garante o executivo. Marinho enfatiza que a coleta de dados e o uso inteligente da plataforma de engajamento da Twilio serão fundamentais à medida que as empresas se adaptam ao novo cenário de privacidade e avançam em direção à inteligência artificial (IA) nos próximos anos.
Embora muitas empresas ainda estejam nos estágios iniciais de experimentação com IA, a Twilio está pronta para apoiá-las nessa jornada, oferecendo soluções que vão desde o atendimento ao cliente até a análise de dados. “O ecossistema de comunicação é claro. Os dados precisam ser coletados e a plataforma de engajamento vai fazer o ecossistema fluir naturalmente para AI nos próximos anos”, prevê ele.
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