Sinqia firma parceria com Sky.One para gerenciar infraestrutura de nuvem

Com análise do ambiente, companhia obteve otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99% e aumento de produtividade

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9:00 am - 10 de dezembro de 2020
Divulgação/Sinqia

Companhia brasileira em tecnologia para o setor financeiro, a Sinqia estava com um problema de indisponibilidade, que chegava a 5% ao mês, e que era uma reclamação constante dos clientes. Após pesquisar soluções disponíveis, a marca optou por firmar parceria com a Sky.One na formulação de um projeto de migração de seus data centers. 

De acordo com Thiago Pereira, CEO da Sinqia, a Sinqia trabalhava com diferentes data centers on-premise e, para realizar a migração para a nuvem, optou por um parceiro que fizesse toda a sustentação cloud era de extrema importância, já que a marca não contava com know how interno que atendesse essa demanda.  

“Avaliamos diversos players para o processo e optamos pela Sky.One devido à sua experiência técnica, senso de parceria e custo-benefício. Temos uma relação de grande parceria com a Sky.One e somos muito abertos e colaborativos para superar qualquer tipo de dificuldade”, afirma. 

A migração dos dados levou cerca de seis meses e foi realizado de forma gradual e, ao longo do processo, foram necessárias algumas transformações dentro da estrutura existente para garantir que transferência de base garantisse, de fato, um bom custo-benefício para a empresa. “Tivemos que eliminar servidores redundantes, consolidar servidores e rever recursos desnecessários. Essas adequações foram importantes para conseguirmos reduzir custos”, lembra o CEO. 

Lauro de Lauro, COO da Sky.One, conta que o processo envolveu análises sobre cada ambiente on-premise, para verificar a real necessidade de migração e transformação da Sinqia.  

“Nós iniciamos com a análise da real viabilidade de migração e transformação. Posteriormente, foram realizadas “ondas de migração” para mitigar os impactos do negócio da Sinqia. Para finalizar, iniciamos o “Go Live” de sustentação. Durante este tempo, foram feitos diversos assessments em parceria com a equipe da Sinqia, para chegarmos no cenário ideal e suprir todas as necessidades do cliente”, lembra. 

Monitoramento e melhorias 

Além do processo de migração, a Sky.One também está responsável por fazer todo o monitoramento da infraestrutura de cloud da Sinqia, com o objetivo de encontrar pontos de otimização e detectar inconsistências antes que evoluam.  

“Caso aconteça uma crise de madrugada, o time consegue subir todo o recurso necessário para trabalhar e realizar o desligamento na sequência. Isso traz uma economia de custo gigante. Esse é o ponto que a Sky.One chamou muito a nossa atenção e que passa toda a segurança que precisamos para trabalhar”, explica de Lauro. 

O projeto já apresentou resultados muito positivos: otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99% e maior índice de NPS (Net Promoter Score) de 28%. 

Além dos benefícios iniciais, o Thiago Pereira também destacou o aumento da produtividade das equipes, a melhoria na qualidade dos softwares e a flexibilidade.

“Se for preciso subir um modelo diferenciado para um cliente, o recurso sobe em aproximadamente três horas. Caso fôssemos utilizar o modelo tradicional, demoraria uma ou duas semanas. Em um data center tradicional, essa flexibilidade e agilidade em subir o recurso e amanhã desligar, não aconteceria e nós teríamos que pagar uma multa. Toda essa flexibilidade agrega muito valor e traz velocidade e agilidade para o negócio”. 

“Tínhamos um índice de disponibilidade na Sinqia de mais ou menos 5% ao mês. Atualmente, nossa disponibilidade está menor que 0,01%. Então, houve um ganho muito grande, além da redução de custos do time de infraestrutura de 25% a menos para manter a cloud”, finaliza.

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