Negócios

Por que a estratégia de dados não deu certo?

Para quem estava em busca de estratégias capazes de virar a chave do negócio e provocar grandes transformações no mercado, o segundo dia do IT Forum Salvador, da IT Mídia, foi o lugar certo. Entre as opções de conteúdo atraentes para líderes de empresas de variados setores, o painel “De frente com o ex-CIO: por que sua estratégia de dados nunca deu certo e como virar o jogo” trouxe à tona a conhecida discussão em torno da irrefreável avalanche de dados: como explorá-la para beneficiar negócios e sociedade?

O ex-CIO Ítalo Flammia, fundador e Strategic Advisor da IT Flammia, foi providencialmente o mediador desse debate. Já enfrentou e superou desafios ligados à construção de uma governança de dados assertiva para impulsionar os negócios.

Ex-CIO Ítalo Flammia, fundador e Strategic Advisor da IT Flammia

Mas para isso, alertou a CIO da Petz Claudia Marquesani, participante do painel, antes de implementar qualquer estratégia, é essencial higienizar os dados. “É preciso que sejam confiáveis. E não pode ser qualquer tipo de dado”, disse, acrescentando o valor da formação de uma cultura de dados nas empresas.

Claudia Marquesani, CIO da Petz

Guilhermo Cintra Fragelli, CIO da União Química, concordou com Claudia e disse que é vital evitar a formação de silos de informação nas organizações, que costumam estar espalhados por diversos departamentos. “É preciso consolidar os dados em uma única plataforma, criar políticas de acesso e eliminar dados conflitantes”, explicou o executivo, que citou o desafio que enfrenta diante da recente aquisição de seis empresas pelo Grupo, que no momento enfrenta a transição para a construção de uma base única.

Segundo ele, a TI tem a responsabilidade de entregar os dados de forma concisa, e como se trata da fusão de culturas de dados de seis empresas, é um desafio grande lidar de maneira cuidadosa com as resistências.

Para João Alvarenga, CIO do Grupo Fleury, todo esse cuidado em torno dos dados, não é por acaso. “Eles são o motor da transformação digital no mundo”, afirmou o executivo, para quem é muito importante hoje não olhar para dados do passado e sim para frente. “A base agora é formada por dados preditivos”, alertou.

Evolução da saúde com Open Health

Alvarenga levantou outro ponto pertinente na área de Saúde, que é a necessidade premente da criação de uma plataforma única, a Open Health, como a existente no setor financeiro, o Open Finance. “Assim, os dados dos pacientes, seus exames, entre outros, poderiam ser compartilhados, mediante sua prévia autorização, não somente agilizando o diagnóstico de maneira mais assertiva, como contribuindo para eliminação de custos e de desperdícios.

Na avaliação de Fragelli, a estratégia da governança de dados deve ser voltada à Analytics. “Não podemos brincar de tecnologia. E um dos grandes desafios da TI é disseminar o uso da tecnologia em áreas que não estão sob a nossa responsabilidade”, relata.

E toda essa jornada começa, lembra Claudia, com a identificação das principais dores do negócio, e como a tecnologia pode ajudar a solucioná-las de maneira eficiente e segura, entendendo que cada área tem necessidades específicas, níveis de complexidades e de uso diferentes”, alertou ela.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago