Nvidia acelera estratégia de veículos autônomos com tecnologia que engloba GenAI
Plataforma foi criada com base em aplicações da próxima geração de IA generativa e sucede ao Drive Orin
A Nvidia anunciou hoje (18/3) em seu evento anual, o GTC, que acontece em San José*, na Califórnia, Estados Unidos, a solução Nvidia Drive Thor, que ajudará o mercado a desenvolver veículos autônomos, sejam eles carros ou caminhões. A plataforma foi criada com base em aplicações da próxima geração de IA generativa e sucede ao Drive Orin.
A empresa tem investido na tecnologia para veículos autônomos e acredita no potencial desse mercado, mesmo com empresas como Apple desistindo recentemente do seu projeto de carro autônomo – um projeto secreto da gigante que consumiu bilhões de dólares e foi deixado na gaveta sem explicações.
O cancelamento do projeto da Apple ocorre depois de uma década de investimentos e em meio a uma tendência global de redução de investimentos em veículos elétricos, cuja demanda enfrenta uma significativa desaceleração.
Durante o GTC, a Nvidia apresentou parceiros que já estão usando o Drive Thor em seus desenvolvimentos, como a BYD, empresa de carros elétricos, que está explorando a tecnologia, a Hyper, que está usando a solução em seus veículos que entrarão em produção em 2025, e a Nuro, que está desenvolvendo veículos autônomos de nível 4 para fins comerciais e de consumo.
Já a eRide, em colaboração com a Lenovo Vehicle Computing, está criando diversos veículos autônomos nível 4 para aplicações comerciais com a tecnologia Nvidia. Integrado no primeiro controlador de domínio de direção autônoma AD1 da Lenovo, esta solução será usada para uma ampla gama de casos de uso centrados em ambientes urbanos, onde segurança funcional, design de segurança redundante, fusão e escalabilidade são essenciais.
*A jornalista viajou a convite da Nvidia
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!