Negócios

Cinco mandamentos para não errar na estratégia da Black Friday

Para a Black Friday 2020, a expectativa de faturamento do segmento é de R$ 6,9 bi, um aumento de 77% em relação ao ano passado, segundo a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico). E o que o consumidor mais espera nesse momento? Basicamente, a resposta está na relação entre preço atraente, um curtíssimo prazo de entrega e uma boa e resumida jornada de compra na plataforma de e-commerce. Por isso, sempre vale a pena recordar algumas dicas de ouro para o sucesso da Black Friday.

Apesar disso, desde o início da pandemia, o que muitos consumidores relatam são problemas bastante comuns a essas plataformas de vendas, como produtos indisponíveis no estoque, problemas com o pagamento no carrinho de compras, não cumprimento do prazo de entrega, entre outros. Com a chegada do Pix, é de se esperar que os golpes usando essa nova forma de transferir dinheiro também apareçam.

O sócio-diretor da Neotix, consultoria de transformação digital, Fernando Rizzatti, listou os cinco mandamentos para não errar na estratégia de vendas para o evento. Veja:

Lembre-se do propósito da data

Os lojistas nunca devem esquecer qual é o principal objetivo da Black Friday. Portanto, escolham produtos com bastante procura e ofereçam descontos reais e significativos, desmistificando a “black fraude”. Não é hora de desafogar o estoque – acreditem, os clientes percebem esse tipo de tentativa.

Reduza o tempo de entrega

No e-commerce, é possível criar uma lista de produtos com entrega rápida, de preferência logo no dia seguinte à compra. Se não for possível, estabeleça esse compromisso com pelo menos alguns itens. Isso despertará confiança no cliente e transmitirá credibilidade da marca.

Leia também: Transparência é chave para elevar a Experiência do Colaborador da Aegro

Aposte no ganho da venda por volume

Produtos com descontos significativos terão uma vazão maior que itens mais caros. Por isso, não tenha medo de criar boas promoções. Se for facilitar ainda mais a vida do seu consumidor, ofereça a possibilidade da compra parcelada.

Tenha dados em mãos

Fazer com que os clientes comprem mais envolve certa complexidade, inclusive, a utilização de estudos de BI (Business Intelligence). Estudando as compras realizadas anteriormente, a própria plataforma pode sugerir e/ou recomendar, a vários clientes, a reposição de um determinado produto adquirido há tempos e que, pelo histórico de consumo, pode estar próximo ao ponto de reposição.

Ofereça gatilhos aos seus clientes

É importante mencionar que um fator que pode incrementar vendas é a realização de campanhas promocionais, já que muitos clientes acabam comprando por impulso. Utilize gatilhos, mostre como aquela oportunidade é única, vantajosa e pode nunca mais voltar.

Recent Posts

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

2 minutos ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

1 hora ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

2 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

2 horas ago

A governança de dados como pilar fundamental nas organizações

A era da informação trouxe consigo um volume exponencial de dados, que se tornaram o…

3 horas ago

Deal compra controle da portuguesa Sysvision para ampliar internacionalização

A consultoria brasileira Deal anunciou essa semana a compra do controle da portuguesa Sysvision, multinacional…

3 horas ago