Minha epifania do telefone Android quebrado

Só porque seu telefone está quebrado não significa que seus dados estão fora de alcance

Author Photo
9:30 am - 20 de julho de 2022

Desde que comecei a usar e escrever sobre o Android, milagrosamente, nunca quebrei um telefone.

Impressionante, eu sei. Mas não se deixe impressionar ainda, meu colega: meu historico proteção impecável para telefones Android chegou oficialmente a um impasse.

Veja bem, tecnicamente, eu não deixei meu telefone cair. E tecnicamente eu também não o quebrei. Mas definitivamente estava quebrado.

Embora a experiência não seja uma que eu recomende a ninguém, ela forneceu um lembrete poderoso de que mesmo os mais obsessivamente cautelosos entre nós que apreciam o Android estão fadados a escorregar e se deparar com uma situação infeliz como essa, mais cedo ou mais tarde. (Para alguns proprietários de telefones Android esses tipos de contratempos parecem acontecer com uma frequência quase chocante.)

E mais do que tudo, isso me forçou a pensar em algumas etapas inteligentes que todos devemos ter em mente para manter nossas informações seguras sempre que nossos preciosos companheiros Android travarem e caírem.

A história do meu telefone Android quebrado

Antes de mais nada, vale a pena mencionar que essas etapas são mais relevantes em uma instância em que o telefone não liga ou não pode ser usado de maneira normal – mas ainda está tecnicamente em execução.

Foi exatamente o que aconteceu comigo. Para encurtar a história, um haltere de 45 libras rolou do banco (supostamente) plano onde eu estava descansando durante um treino e rolou direto para o meu pobre Pixel 6. Sério – quais são as chances?!

Surpreendentemente, o telefone não quebrou. Você tinha que olhar muito de perto para notar qualquer sinal externo de dano, na verdade. Mas, como descobri rapidamente, a tela não ligava mais – de jeito nenhum. E além de permitir que meu adorável fluxo de baladas obscuras dos anos 80 continuasse entretendo meus ouvidos, isso significava que o telefone era praticamente inútil.

Felizmente, eu ainda tinha o seguro ativo da minha compra original na Google Store e consegui um dispositivo de substituição em alguns dias. Mas isso também significava que eu tinha que devolver o telefone antigo quebrado como parte do processo.

E isso, por sua vez, significava que todas as minhas informações pessoais e relacionadas ao trabalho poderiam acabar nas mãos de outra pessoa – já que eu não tinha como entrar no telefone e executar uma redefinição de fábrica padrão.

Então aqui está o que eu fiz – e o que eu sugiro fortemente fazer você mesmo, se/quando você se encontrar em uma situação semelhante. É um processo de três etapas que protegerá seus dados e sua sanidade quando for impossível interagir com seu telefone:

Etapa 1: Force uma redefinição de fábrica

Fato pouco conhecido: mesmo quando você não pode deslizar e tocar nos menus na tela do seu telefone, você ainda pode redefinir a coisa e remover todas as suas contas e dados. Cabe apenas a você perceber que é possível e depois lembrar como fazê-lo.

No entanto, é muito fácil: basta digitar ‘find my phone’ [‘ache meu telefone’] na barra de endereços do Chrome em qualquer computador em que você esteja conectado à mesma conta do Google conectada ao seu telefone. Isso abrirá a ferramenta oficial Google Find My Device.

A partir daí, são necessários apenas mais alguns cliques para selecionar o dispositivo danificado, localizá-lo e, em seguida, usar a opção “Recuperar” para apagar permanentemente todas as informações do dispositivo e redefini-lo remotamente.

Agora, se o seu telefone estivesse completamente morto, isso não funcionaria, é claro. Mas desde que ainda esteja ligado e funcionando – mesmo que você não consiga entrar nele – essa é uma ótima maneira de obter todas as suas informações antes de colocá-las nas patas sujas de outra pessoa.

Etapa 2: Confirme a desconexão da sua conta do Google

Mesmo depois de redefinir seu telefone, vale a pena levar alguns segundos extras para acessar a seção “Seus dispositivos” do site da Conta do Google. É aí que você pode garantir que o telefone não tenha uma conexão persistente com nenhuma conta do Google que você tenha conectado.

Basta procurar o nome do telefone nessa página e, se o vir, clique nele e, em seguida, clique na opção “Sair” na tela que aparece a seguir.

Se você tiver mais de uma conta do Google associada ao dispositivo – como uma conta pessoal e uma de trabalho – certifique-se de fazer login em cada conta separadamente nesse site da Conta do Google e repita o processo.

Etapa 3: Saia do Messages

Se você usa o aplicativo Android Messages do Google, esta etapa final é uma das mais importantes e uma das mais fáceis de ignorar.

As mensagens, como você deve saber, dependem de um padrão de mensagens de última geração chamado RCS para alimentar seu recurso “Chat” de última geração. É isso que permite que você tenha recursos contemporâneos de mensagens, como criptografia, indicadores de digitação e alertas de mensagem de leitura sempre que estiver conversando com alguém que também esteja usando o serviço (ou outro aplicativo compatível com RCS).

Isso geralmente é uma coisa boa – certo? Claro, certo. Mas a presença desse padrão adiciona uma ruga extra ao nosso enigma do telefone Android quebrado: quando você para de usar um dispositivo Android e muda para outro, sua conta do Messages pode permanecer vinculada ao dispositivo antigo – e isso significa que (a) todas as mensagens enviadas a você por meio desse sistema ainda chegarão a esse telefone e (b) você provavelmente terá problemas ao tentar entrar no sistema “Chat” de mensagens em qualquer novo dispositivo.

Mais uma vez, a correção aqui é fácil, desde que você saiba disso: basta abrir esta página de ajuda oficial do Google Messages no navegador de qualquer telefone ou computador em que você esteja conectado. Role para baixo até o final e você encontrará um formulário no qual poderá inserir seu número de telefone para desativar e sair remotamente de todos os dispositivos conectados.

O sistema enviará uma mensagem de texto para confirmar a saída. Contanto que seu telefone Android quebrado esteja tecnicamente ligado e em execução, você poderá vê-lo e copiar o código abrindo o aplicativo Web Messages normal em seu computador.

E com isso, seu velho lixo quebrado deve estar completamente livre de todas as conexões e informações confidenciais – e você pode prosseguir com segurança com o envio de volta ao fabricante, levando-o para o conserto ou fazendo o que achar melhor.

Agora você sabe. E agora você pode seguir em frente a partir do seu próximo telefone Android quebrado sem nenhuma preocupação extra.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.