MicroStrategy pretende dobrar faturamento em 2001

Segundo o vice-presidente corporativo de operações internacionais, Eduardo Sanchez, o faturamento em 2000, primeiro ano de atividade da companhia no país, foi de US$ 5 milhões. “No ano que vem, pretendemos conquistar 20% do mercado local, que terá um volume total de US$ 50 milhões em investimentos nas áreas em que atuamos, segundo órgãos de pesquisa”, conta Sanchez.
Entre as estratégias que a companhia vai adotar para atingir a meta, está a adoção do sistema de ASP (Application Service Provider), que já está sendo utilizado na Argentina, e a venda direta de softwares pela Web. “A Telecom, que opera telefonia móvel na Argentina, é nossa parceira no ASP”, informa Sanchez, dizendo que a MicroStrategy ainda busca um parceiro no Brasil, com vistas no middle market.
Já a Web Store seguirá o modelo adotado nos Estados Unidos onde é possível comprar pacotes de software da companhia como também serviços de consultoria e integração. “Os aplicativos adquiridos na Internet poderão ser utilizados gratuitamente por 90 dias. Os clientes também poderão obter, gratuitamente, outros módulos de produtos que já utilizam”, acrescenta Marcos Costa, diretor de serviços profissionais.
As ferramentas da MicroStrategy são focadas em análises para a tomada de decisões e esforços de marketing por meio de e-mail, texto e voz. “Trabalhamos com o conceito de permission marketing, que oferece a possibilidade de criar comunicação personalizada com os clientes”, completa Sanchez.
No Brasil a companhia tem foco principal nos mercado de telecomunicações, bancos e serviços públicos. No entanto, conta com clientes também de outras áreas como a Vale do Rio Doce e Souza Cruz -que utilizam as ferramentas para administração de recursos humanos – e até o Serpro, órgão responsável pelo processamento de dados do governo federal.
