Microsoft é processada por rastreamento telefônico

Author Photo
2:34 pm - 05 de setembro de 2011

A Microsoft foi processada na quarta-feira (31/08) por um tribunal distrital em Seattle por ter rastreaado usuários do Windows Phone sem seu consentimento.

A reclamante Rebecca Cousineau alega em sua queixa que a Microsoft desenvolve um sistema de publicidade para mapear a localização de torres e telefones celulares, roteadores sem fio e computadores. Segundo a reclamação, a empresa escolheu coletar essas informações dos usuários do Windows Phone em vez de passar pelo processo dispendioso e trabalhoso de recolhimento.

“O esquema da Microsoft é executar por meio de seu aplicativo de câmera, que por padrão vem juntamente com o dispositivo móvel executado no Windows Phone OS”.

O centro da queixa é que a Microsoft pede permissão aos usuários para usar sua localização assim que o aplicativo é aberto a primeira vez e ignora a escolha do mesmo, coletando os dados com ou sem seu consentimento.

A empresa preferiu não comentar.

Para dar apoio às alegações contra a empresa, a reclamante incluiu um relatório atribuído a Samy Kamkar que apresenta uma análise dos pacotes de dados móveis enviados por um Windows Phone. O estudo observa que o dispositivo transmite as informações de localização independentemente da resposta do usuário para a caixa de diálogo. “As informações de localização começam a ser enviadas enquanto a caixa de diálogo está aberta, antes mesmo do usuário ter a chance de permitir ou não o compartilhamento de sua localização”.

O relatório documenta a presença de quatro números de rastreamento distintos: ApplicationID, associado a um aplicativo; ClientGuid, um identificador único de dispositivo; DeviceID, um segundo identificador único de dispositivo; e o TrackingID, um identificador de rastreamento que identifica cada pacote.

O que é particularmente desfavorável para a Microsoft é uma carta que a empresa enviou para o congresso em maio, após os problemas que a Apple teve com seu sistema de rastreamento. Na carta, a empresa afirma que “a Microsoft não coleta informações para determinar a localização aproximada de um dispositivo a não ser que tenha sido expressamente permitido para que essas informações sejam coletadas”.

(Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini)

Saiba mais:

Yahoo “rouba” plano de dados do Windows Phone 7

Microsoft ganha patente para tecnologia de espionagem da internet

Apple é processada por violação de privacidade

ð        Você tem Twitter? Então, sigahttp://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.