Categories: Notícias

Microsoft acaba com falha no Oracle Outside In por meio de correção crítica

A Microsoft acabou com uma série de falhas em segurança levadas por meio de vulnerabilidades no código do Oracle Outside In. A medida veio como parte de sua atualização mensal Patch Tuesday (ou Correção de Terça-feira).

 

Dentro do boletim está uma atualização crítica para versões do Microsoft Exchange Server. As vulnerabilidades, entretanto, não estão dentro do código do Exchange, mas sim na tecnologia Oracle Outside In, usada por produtos para habilitar o acesso e transformar vários formatos de arquivos.

 

Segundo a empresa, no Microsoft Exchange Server 2007 e Exchange Server 2010, usuários Outlook Web App (OWA), têm um recurso chamado WebReady Document Viewing, que permite a visualização de anexos como página de rede. O que dá suporte a esse recurso é o Oracle Outside In, usado para a conversão do processo no servidor final.

 

Nas duas versões do Microsoft Exchange Server citadas, as vulnerabilidades possibilitam que um invasor, sob certas circunstâncias, tenha controle do processo do servidor que está analisando um arquivo. O invasor pode então instalar programas ou ter acesso a qualquer ação que o processo tenha permissão.

 

Marcus Carey, pesquisador de segurança da Rapid7, afirmou que a vulnerabilidade parece ser uma excelente opção para tentativas de lançar ataques pishing, já que compromete o servidor ao simplesmente apenas com a ação de um usuário legítimo, ao abrir um documento malicioso usando o OWA. A partir disso, o invasor pode ganhar mais privilégios. “É interessante que a Microsoft qualifique como ‘crítico’ e a Oracle como uma vulnerabilidade com apenas 2,1 pontos, o que é muito baixo”.

 

O Oracle Outside In já teve muitas vulnerabilidades no passado, afirmou o CTO da BeyondTrust, Marc Maiffret. “Essa vulnerabilidade não é apenas crítica por sua habilidade de comprometer o Exchange, mas também pelo registro de problemas de segurança que a tecnologia já teve”, afirmou, adicionando que a correção deve ser aplicada “o mais rápido possível seu você usa Microsoft Exchange e OWA”.

Os clientes podem implementar a solução no Microsoft Security Advisory 2737111 para desabilitar o WebReady Document Viewing, em vez de aplicar a correção. As vulnerabilidades também afetam o FAST Search Server 2010 para SharePoint, mas a funcionalidade que usa o “Oracle Outside In” não está habilitada por padrão e é executada com um token restrito, similar ao do sandbox Office 2010 Protected View, que limita o acesso do invasor se o processo for comprometido.

 

A boa notícia é que as vulnerabilidades cobertas pelo boletim não foram vistas sendo usadas em ataques.

 

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Adriele Marchesini

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

1 dia ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

1 dia ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

1 dia ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

1 dia ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago