Notícias

Metade das empresas quer voltar aos escritórios só em 2022, diz estudo

Apesar do avanço da vacinação, as companhias brasileiras estão divididas em relação ao retorno aos escritórios. Enquanto metade delas (51%) retomará ao trabalho presencial ainda neste semestre, pouco mais de 48% devem voltar aos escritórios no ano que vem. Dentre essas, 40% o farão no primeiro semestre de 2022 e 8% planejam o retorno presencial somente no segundo semestre do mesmo ano, indica a “Pesquisa Covid-19: Como será o seu retorno aos escritórios”, conduzida pela KPMG em agosto.

Em comparação com a pesquisa anterior, publicada em abril, cerca de 39% programavam o retorno para o segundo semestre deste ano, 34% apenas no próximo ano e 27% no primeiro semestre deste ano.

De acordo com Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de clientes e mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, os dados recentes demonstram que ainda há um ambiente de insegurança para o retorno pleno dos colaboradores aos escritórios, o que deve acontecer de forma gradual.

“Algumas variáveis surgiram, como o aparecimento de novas cepas e, por isso, a decisão sobre o retorno parece que está sendo postergada. Enquanto isso, as empresas e seus executivos seguem atuando para conquistar mercado e gerar negócios”, complementa.

Leia mais: Profissionais começam cursos de tecnologia para mudar de área, mostra pesquisa

O estudo também indica que o modelo de trabalho híbrido, mesmo com a vacinação, é bem aceito entre os entrevistados. As respostas se dividem entre: sim, três vezes por semana (28,9%); sim, duas vezes por semana (28,5%); não (14,6%); sim, cinco vezes por semana (11,5%); sim, quatro vezes por semana (9%); sim, uma vez por semana (7,3%).

A maioria (50,8%) dos participantes acredita que o surgimento de novas cepas do coronavírus afetou o cronograma de retorno aos escritórios. Já 36% pretendem manter o uso de máscara de proteção e utilização de álcool em gel mesmo com a vacinação

Questionados sobre a alteração do espaço físicos nas empresas e se pretendem retomar o espaço anterior após a vacinação, as respostas dos executivos foram: não (48,4%); sim, reduzi, mas pretendo manter o espaço atual (39%); sim, reduzi, mas espero retomar o espaço anterior (12,5%).

A KPMG entrevistou 287 empresas de todas as regiões para o levantamento. Elas estão distribuídas entre os setores: agronegócio (6,25%), consumo e varejo (6,56%), energia e recursos naturais (7,50%), governo (1,56%), infraestrutura (3,44%), Mercados Industriais (11,56%), saúde e ciências da vida (4,69%), serviços financeiros (18,44%), tecnologia, nídia e telecomunicações (10,31%), ONGs (1,25%) e outros serviços (28,44%).

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago