Mais de 60% dos usuários móveis usam apps de fintechs, mostra estudo
Levantamento da ESET mostra ampla adesão de usuários, mas também descuido com a segurança
Quatro em cada 10 consumidores no mundo (40%) tem instalados em seus dispositivos pessoais entre um e três aplicativos desenvolvidos por startups do setor financeiro, as fintechs. É o que aponta uma pesquisa com 10 mil usuários e líderes de negócios do Reino Unido, Japão, Austrália, Estados Unidos, México e Brasil realizada pela especialista em segurança ESET.
O problema é que apenas metade desses 40% tem algum software de segurança instalado em seus dispositivos pessoais, e 62% usam gerenciadores de senhas inclusive para esses serviços financeiros, prática considerada arriscada.
Outros 22% possuem quatro ou mais aplicativos e são considerados heavy users de serviços financeiros. Esse perfil é mais cauteloso: 63% desses usuários protegem os dispositivos com softwares de segurança.
Recuperação pós-COVID
O estudo examina aspectos de experiência dos usuários com tecnologia financeira e preocupações com segurança, transações e dados financeiros, uso de aplicativos e perspectivas de negócios diante da pandemia de COVID-19. O segmento da pesquisa que analisou hábitos dos consumidores revelou que apenas um terço (33%) dos ouvidos não mudou algum comportamento bancário durante os bloqueios e quarentenas.
Já entre os líderes empresariais, mais de dois terços (68%) esperam que os investimentos de suas organizações em serviços de fintechs aumentem em 2021 e 2022. Mais da metade já está usando processadores de pagamento online e contabilidade online para gerenciar finanças, e um terço considera o uso de tecnologia regulatória (RegTech), bancos sem agências e tecnologia de seguros (InsurTech).