EXCLUSIVO: Como CEO da RD, Juliano Tubino quer preservar cultura e garantir rápido crescimento

Executivo revelou que não importa quais forem as novidades da empresa, elas continuarão em linha com a missão de ajudar clientes a aumentar resultados

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9:15 am - 18 de maio de 2023
Juliano Tubino, RD Station Juliano Tubino. Foto: Divulgação

Era mais um dia normal na vida de Juliano Tubino quando aconteceu a formalização do convite para que ele sucedesse Eric Santos na liderança da RD, empresa de marketing digital. Em 24 de março, Eric anunciou que passava o bastão para Tubino e que assumiria o papel de presidente do conselho da companhia que havia fundado há 12 anos.

Pode ter parecido sintonia do acaso, mas Tubino revela que não. A movimentação, segundo ele, se desenhou como uma construção intencional de agregar novas capacidades e competências à RD. Além disso, aconteceu em um momento de encerramento de projetos para ele, como a joint venture da Techfin, da Totvs, e do Itaú e o próprio momento do Eric, que entendeu que poderia agregar de outras formas à rotina da empresa.

Fazia pouco mais de cinco anos que Tubino ocupava a vice-presidência da Totvs, que comprou a catarinense RD por R$ 1,86 bilhão, sua maior aquisição até então. O executivo já conhecia bem o mercado, os negócios, os clientes e todo o contexto de marketing.

A própria transformação da RD desde quando a Totvs comprou a empresa, Tubino acompanhou de perto e essa transformação já o fascinava. Assumir a máxima posição da empresa, então, foi natural para ele.
Tubino é formado em ciências da computação, mas tem forte experiência em marketing, inclusive tendo morado nos Estados Unidos por 11 anos, com passagens pela área na Microsoft, Amazon e Grupo Netshoes. A missão CEO, no entanto, bateu à sua porta pela primeira vez.

“Chego ao posto agregando um monte de experiências, em indústrias e mercados diferentes. Já vive de tudo: altos e baixos e muitos momentos de protagonismo da tecnologia. É uma mistura de confiança em termos de preparação, mas de frio na barriga por ser o principal executivo da empresa”, conta ele em conversa exclusiva do IT Forum.

Visão de futuro

Para Tubino, o momento agora é de preservar a cultura da empresa, mas, ao mesmo tempo, garantir rápida aceleração dos negócios. “Quero dar continuidade e cuidar do que funciona bem. Temos uma cultura fantástica de orientação à dados, de senso de dono e de produtividade”, lista, citando ainda a forte diversidade da empresa, atestada pelo Great Place to Work (GPTW) como a melhor empresa nas categorias mulheres e étnico-racial.

Ao mesmo tempo, lembra, é preciso garantir a expansão sustentável dos negócios. Sua missão, portanto, é a de manter o crescimento. “Isso tudo com consistência para que cada vez mais o futuro da empresa esteja nas nossas mãos e não no contexto de adversidades de mercado”, reforça.

Com quase mil funcionários, 2 mil agências parceiras e 45 mil clientes ativos, a RD construiu sua história no mercado de marketing digital e tem como carro-chefe o RD Station, que automatiza a jornada de marketing e vendas.

A visão de Tubino é a de, não só gerar melhoria no que se tem hoje, mas focar na expansão do portfólio. “Da mesma forma que nos estabelecemos como líderes de automação de marketing e vendas, vamos expandir para e-commerce, integração de marketplaces, ter mais profundidade em vendas, e em inteligência artificial (IA) aplicada ao negócio”, comenta ele.

A RD já está a todo vapor nessa jornada. Tanto que recentemente, a empresa anunciou parceria com a Shopify, com o objetivo de integrar suas ferramentas e evoluir em novas funcionalidades voltadas para clientes do comércio digital, e a Tallos, focada em marketing e vendas conversacional.

Na última semana, a companhia lançou ainda o Plano Advanced, dentro do RD Station, que tem como diferencial o uso de dados e IA para tomar melhores decisões e aumentar resultados. O plano ajuda na identificação de leads com maior potencial de compra, ver e analisar comportamento de clientes e leads na jornada, assim como organizar e construir de forma unificada análises de múltiplas contas e produtos.

“Assim como o modelo software como serviço foi para a tecnologia, também queremos inovar em modelo de negócios. Temos uma oportunidade única de fazer isso”, destaca Tubino.
Essa transformação também passa por agregar outros tipos de interlocutores como clientes, indo além do marketing e chegando à área de vendas, tecnologia, CEOs e outros tomadores de decisão de médias e grandes empresas.

Tubino revela, no entanto, que toda a estratégia de expansão da RD não está baseada em tecnologias em si. “Desenhamos a estratégia com base no que vai mudar e tentamos ser o melhor nisso. Sejam quais forem as novidades da empresa, elas continuarão a ajudar no que não vai mudar: a missão de ajudar clientes a aumentar seus resultados”, diz, completando estar feliz por estar em uma posição estratégica em uma empresa onde a definição do sucesso é literalmente quando o cliente aumenta seus resultados.

Esse salto junto com o cliente, revela Tubino, foi um dos grandes atrativos que fez com que a Totvs comprasse a RD, uma essência que, inclusive, permeia o tradicional evento de clientes da empresa, o RD Summit. “Lembro-me de ter escutado de um cliente que sua empresa foi separada pelo antes e depois do Summit. São coisas como essa que quero proteger.” Esse ano, lembra ele, o RD Summit deverá reunir 15 mil pessoas em São Paulo, para a tristeza dos participantes, que adoravam Florianópolis como a sede anual do encontro.

Força nacional

Tubino entende que a concorrência do mercado de automação para marketing é enorme, mas afirma que a RD tem três grandes cartas na manga: flexibilidade, rápida capacidade de inovar e proximidade com o cliente. “A competição com empresas globais sempre será parte da equação e das apostas, mas é importante dizer que a solução final vai muito além do que escopo funcional, tem a ver com adequação do mercado, a habilidade de combinar funcionalidades com outros parceiros e a capacidade de agregar ecossistema local”, destaca o executivo, citando esses fatores como grande diferencial competitivo.

É exatamente por isso que Tubino enxerga que o Brasil segue sendo o foco da empresa, ainda que a RD tenha presença em 40 países e atuação secundária na Colômbia e México. “O mercado de automação de marketing no Brasil é um dos com maiores taxas de desenvolvimento. Sem dúvidas, isso é o efeito RD. Nosso modelo sempre foi o de crescer junto com o cliente, muito mais do que ser plataforma ou produto”, observa.

CEO participativo

Adepto do estilo de liderança construtivo, Tubino se define como um CEO totalmente participativo e mão na massa. “Me envolvo bastante no começo e no fim das coisas. No começo, tenho um nível de integração enorme para alinhamento de princípio e depois para ratificar ou retificar. Acredito muito em colaboração e ela funciona bem quando tem simetria”, diz, acrescentando que ele gosta de se envolver, participar e se preocupa, sempre, em agregar às discussões.

O executivo está agora completando seu primeiro mês à frente da RD e sua agenda tem sido intensa, recheada de conversas individuais com diversos profissionais do time para um entendimento mais profundo da empresa, algo que ele considera fundamental para a sua missão.

Nesta semana, o executivo participará pela primeira vez sozinho, como CEO, de uma conversa com o RDoers, como são chamados carinhosamente os colaboradores da empresa e o bate-papo vai girar muito em torno da sua percepção até aqui: cultura, conquistas e expansão.

As oportunidades para a RD, sem dúvidas, são muitas. “Na verdade, eu defino oportunidade e desafio de formas diferentes. Oportunidade é dar passos de mercado e de colocar em prática o que temos capacidade de fazer. Desafio é o que podemos ter capacidade de fazer. As oportunidades que temos no próximo ano são maiores do que o desafio”, finaliza ele.

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Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

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