7 conselhos que os líderes de tecnologia querem te dar

CEOs de sete empresas compartilham dicas e estratégias para acelerar negócios. Diversidade, inovação e personalização estão entre temas citados

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11:00 am - 29 de abril de 2021

Embora não seja possível definir uma chave única para o sucesso, a experiência pode ensinar lições de negócios valiosas, sobretudo em organizações em que a transformação e a capacidade de adaptação são a regra.

Listamos os conselhos de sete líderes de tecnologia que já aplicaram as dicas abaixo em suas respectivas empresas. Confira o que cada um deles tem a dizer:

1) Tenha um planejamento “pé no chão”

Para Paula Lunardelli, CEO da Prevision, a habilidade de criar planejamentos eficazes é fundamental no mundo dos negócios. Uma gestão realista e consciente dos riscos e fatores externos consegue se sair melhor na execução das tarefas do que um planejamento que não considera essas questões.

“O setor de construção civil, por exemplo, é conhecido por atrasar entregas, seja por conta de fatores externos não controláveis, ou muitas vezes por outros que poderiam ser evitados”, afirma a CEO da construtech focada no planejamento de obras.

Leia também: Como a organização pode ajudar a manter o foco

2) Forme equipes diversas e inclusivas

Mais do que uma “tendência” de mercado, contratar talentos diversos e ter uma gestão verdadeiramente inclusiva é uma necessidade para empresas que querem se manter relevantes. Este é o conselho de Hóttmar Loch, CEO e especialista em diversidade e inclusão da Nohs Somos.

Para o executivo, “as práticas inclusivas nas empresas devem ser criadas junto a especialistas e com o envolvimento dos pertencentes a tais pautas. Quanto mais diversa a equipe da organização, maior a chance das ações serem verdadeiramente inclusivas para todas as pessoas”.

3) Saiba antever tendências

Eládio Isoppo, CEO e cofundador da fintech Payface, acredita que a inovação é um pré-requisito para o sucesso de qualquer startup. “Não fique esperando o mercado vir te dizer qual solução precisa ser desenvolvida, preste atenção no segmento de seu interesse, ouça suas dores e procure antever as tendências dos próximos anos”, explica o CEO.

Para antecipar tendências de mercado, algumas práticas como acompanhar relatórios de grandes consultorias e ter uma visão crítica do segmento em que se deseja atuar podem trazer bons resultados.

4) Ofereça soluções personalizadas

A partir do exemplo da própria empresa, Sidnei Bunde aprendeu a lição de que oferecer soluções customizadas pode fazer toda diferença em uma estratégia de negócios. O CEO da Supero Tecnologia implementou uma reestruturação interna que resultou em duas novas áreas: Soluções e Arquitetura de Governança.

Segundo o executivo, a mudança vem ao encontro de um mercado que demanda cada vez mais soluções tecnológicas sem ter muita certeza do que precisa incorporar aos negócios. “É preciso fugir das tecnologias da moda. Elas nem sempre são adequadas às dores da organização. A digitalização só trará benefícios se houver um investimento numa radiografia precisa da empresa”, finaliza Bunde.

5) Estude e prepare novos mercados

A expansão de negócios é o objetivo de toda empresa do setor de inovação, mas a ansiedade por reconhecimento no mercado e falta de experiência podem afetar bons resultados. Para a Winker, a decisão de expandir os negócios de Florianópolis para São Paulo veio depois de um semestre inteiro sondando o mercado de maior concorrência.

“Conseguimos aproveitar a oportunidade de crescimento através de boas estratégias. Se trabalhando duro já é difícil conquistar algo, imagina fazer isso despreparado”, opina Henrique Melhado, CEO da companhia.

6) Torne-se indispensável

O conselho de Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK Sistemas, é especialmente útil para quem atua em mercados muito competitivos. Com a abundância de soluções, ferramentas e fornecedores, é preciso estreitar os laços com o cliente e mostrar o valor da parceria com a empresa.

O executivo acredita que colocar o sucesso do consumidor como prioridade acaba estabelecendo uma relação de confiança, o que reflete diretamente nos resultados obtidos. “É necessário conhecer bem quem é seu cliente e colocá-lo no centro da sua estratégia, trabalhando para gerar valor e ser reconhecido por isso. Essa é uma conquista não mensurável, mas que faz toda a diferença no sucesso do negócio”, define Tomelin.

7) Invista em parcerias e inove sempre

No mercado de tecnologia, inovar é essencial para se manter competitivo. Carlos Roberto de Rolt, fundador da BRy Tecnologia, aconselha os empreendedores e líderes de tecnologia a procurar bons parceiros e manter a sede pela inovação como prioridade nos negócios. Sobre as parcerias, Rolt as considera essenciais para desenvolver soluções ideais para os clientes.

“Desde o começo, em 2001, a BRy investiu em parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira e isso nos permitiu ser a empresa com a maior gama de soluções em segurança digital do país”, comenta.

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