Já pensou em gerenciar rede e aplicativos com um tablet?

Imagine uma aplicação crítica de sua empresa enfrentando lentidão em um daqueles dias difíceis. Ou, então, o acesso à internet comprometido sendo que muito de sua operação depende de aplicações baseadas na web. Provavelmente, o volume de chamados no help desk aumentará e todos culpando a rede ou, como de praxe, a TI. Gerenciar redes e aplicativos não é tarefa fácil, descobrir a origem do problema menos ainda. De olho nisso, a indústria tem desenvolvido cada vez mais soluções que facilitam o trabalho dos CIOs e, mais ainda, dos administradores de rede.
Uma das fabricantes atuantes neste segmento é a Fluke Networks. A empresa, de origem norte-americana e com presença no Brasil há 13 anos, está prestes a iniciar no mercado a venda de uma atualização do OptiView, equipamento que traz diversas funcionalidades ? uma boa analogia seria o all-in-one ? oferecendo desde dados sobre o desempenho da rede até informações relacionadas às aplicações.
A novidade, como comenta Kleber Oliveira, gerente nacional de vendas da fabricante, é trazer ao mercado um equipamento com mais funcionalidades agregadas e em formato tablet. Sim, seria um tablet para gerenciar sua rede e com a possibilidade de gerar relatórios, gráficos ilustrativos e até tendências de desempenho da rede.
?Essa quarta geração faz análise de rede Wi-Fi, aplicações, inventário de dispositivos, tem dashboards?, exemplifica Oliveira. O equipamento tem como pano de fundo o sistema operacional Windows 7, até para o suporte touch screen, e traz um outro sistema baseado em Unix para garantir desempenho de captura do tráfego da rede. Mas não há possibilidade de rodar outras aplicações no aparelho.
Para Oliveira, o principal benefício do device é a portabilidade. ?O engenheiro pode conectar-se em qualquer lugar e analisar?, comenta. Além disso, a companhia disponibiliza uma aplicação que pode ser baixada em qualquer desktop para que o sistema do OptiView possa ser acessado remotamente.
Questionado sobre a real demanda de um aparelho como esse, já que muitos CIOs sinalizam para testar tablets em suas operação, mas não sabemos se seria o caso de dois dispositivos diferentes, Oliveira argumenta dizendo que a Fluke costuma fazer pesquisas com os clientes e que esta demanda havia sido identificada em um desses estudos.
A companhia acredita que poderá agregar muito ao trabalho dos departamentos de TI e lembra que em sua lista de clientes atendidos com versões anteriores no Brasil estão: Petrobrás, Prodesp, Sanofi, Correios e Bosh.
O equipamento, que suporta 10 Gbps Enthernet, faz análise de flow e de virtualização, aguarda, neste momento, certificação da Anatel. Os primeiros cases com a solução devem surgir até o final deste ano.
