Itautec e OKI anunciam nova empresa para automação e serviços de TI
Pela aliança, companhia a ser criada assumirá a área de automação e serviços para o setor bancário e de varejo da marca brasileira.

A Itautec anuncia hoje (15/05) um acordo com a fabricante japonesa Electric Industry Co. (OKI) para formação de uma nova empresa, que ficará focada nas áreas de automação e serviços para o setor bancário e de varejo de sua marca. Joint venture deverá entrar em operação em dezembro de 2013, mas ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores e do cumprimento de determinadas condições previstas no contrato.
Em comunicado ao mercado, a Itautec informa que decisão faz parte de um redirecionamento da companhia para as áreas de automações e serviços tecnológicos. Por isso, formalizou parceria estratégica com a OKI, do segmento de manufatura de equipamentos de telecomunicações e tecnologia de informação no Japão, com atuação mundial. Assim, está sendo estabelecida uma nova companhia de automação e serviços no Brasil. O anúncio está sendo feito hoje, em evento na cidade de Tóquio, Japão.
A parceria anunciada tem como objetivo alcançar maior participação no mercado de automações e serviços de TI, através da combinação das soluções da OKI em automação, como ATMs recicladoras de cédulas, com a carteira de clientes, tecnologia e extensa rede de serviços da Itautec, que atende mais de 3,7 mil cidades.
Pelo contrato assinado hoje, as unidades de Automação e Serviços da Itautec irão compor nova empresa, que receberá aporte de modernas tecnologias da Oki para expansão destes negócios.
OKI e Itautec terão participação de 70% e 30% da nova companhia, respectivamente. A concretização da operação, prevista para dezembro de 2013, depende da aprovação dos órgãos reguladores e do cumprimento de determinadas condições previstas no acordo.
As unidades de Automação e Serviços da Itautec desenvolvem soluções para o setor bancário e para o comércio varejista, além de prestar serviços como manutenção de equipamentos e de computadores, inclusive garantias, atividades essas que serão mantidas na nova empresa.
“A unidade de computação da Itautec será paulatinamente desativada sem qualquer prejuízo ao cumprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos da marca Itautec/InfoWay, bem como o atendimento ao consumidor e os serviços associados a essa manutenção”, informa a Itautec.
