Itaú e Instituto Unibanco realizam hackathon de gestão educacional pública
Os selecionados terão de desenvolver soluções para endereçar os principais desafios enfrentados pelas Secretarias de Educação do Ceará e de Goiás
Itaú Unibanco e Instituto Unibanco anunciaram a realização da 5ª Batalha de Dados Social, um hackathon aberto para gestores públicos e profissionais da educação que buscam encontrar soluções para enfrentar desafios da educação. O evento celebra o acordo entre Instituto Unibanco e a diretoria de engenharia de dados do Itaú para disponibilização da plataforma de tratamento de dados, desenvolvida no programa Todos pela Saúde, para a educação, setor também impactado pela pandemia.
As inscrições para o hackathon, que será realizado entre 29 e 30 de maio, estão abertas no site até o dia 14. Ao todo, 90 participantes serão selecionados e distribuídos entre os grupos de trabalho: desenvolvedores, UX designers, engenheiro de dados e construtores de modelo. Podem se inscrever profissionais de tecnologia de todos os níveis.
O desafio envolve a elaboração de soluções para endereçar os desafios enfrentados pelo sistema público de ensino do Ceará e Goiás e Secretarias de Educação dos respectivos estados. “A Batalha de Dados Social é nosso primeiro passo para um objetivo maior: aplicar soluções que desenvolvemos por meio da ciência de dados para ajudar na gestão educacional pública”, destaca Moisés Nascimento, Chief Data Officer do Itaú Unibanco.
Leia mais: ‘Toda inovação tem dois lados’, alerta Marcelo Gleiser no IT Forum@Home
Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, também lembra que a educação foi, depois da saúde, a área mais afetada pela pandemia da Covid-19, o que levou à suspensão das aulas presenciais. O executivo também pontua as dificuldades enfrentadas no ensino à distância, como altos índices de evasão escolar e problemas de infraestrutura.“E, por isso, temos grandes expectativas de que dessa iniciativa possam sair soluções e caminhos para ajudar a solucionar esses desafios”, afirma.
Os vencedores dos melhores cases ganharão acesso à plataforma ALURA por 6 meses, bolsa integral para cursos Shift na FIAP e um cartão de crédito Itaucard Click com 10 mil pontos no iupp, plataforma de compras e programa de pontos do Itaú Unibanco. Já o segundo colocado recebe 3 meses de acesso à ALURA e 3 meses de acesso aos Nano Courses da FIAP. Os vencedores ainda ganham vouchers para compras online, no valor individual de R$ 3.500 para o primeiro colocado e R$1.500 para o segundo.
Também integram o hackathon a QADS, Plataforma de Analytics e Decision Science da Qintess, e a Amazon Web Services, que disponibilizam programas de desenvolvimento e máquinas virtuais para a maratona.
5ª Batalha de Dados Social
Inscrições até 15 de maio pelo site
Data: 29 e 30 de maio