Intel e Netflix disponibilizam novo codec de vídeo em código aberto
Segundo empresas, a a tecnologia de vídeo escalonável para AV1 (SVT-AV1) oferece desempenho e escalabilidade no processamento de vídeos
A Intel e o Netflix anunciaram nesta semana a chegada de um novo codec de vídeo de alto desempenho, que foi disponibilizado como código aberto e isento de royalties para criadores de conteúdo, desenvolvedores e prestadores de serviços.
Anunciada durante o National Association of Broadcasters Show (NAB Show), em Las Vegas, nos EUA a tecnologia de vídeo escalonável para AV1 (SVT-AV1) oferece desempenho e escalabilidade no processamento de vídeos.
“O codec SVT-AV1 oferece alto desempenho e eficiência. Em comparação com o codec mais conhecido no momento (o H.264 AVC), o SVT-AV1 pode ajudar os prestadores de serviços a economizar até metade de sua largura de banda, oferecendo experiências de usuário de ponta para entrega rápida e acessível em escala global”, afirma a vice-presidente da Intel para Network Platforms Group e gerente geral da divisão de Visual Cloud, Lynn Comp.
Em um comunicado, a empresa afirma que a novidade é importante porque a modernização de codecs de vídeo para aumentar a eficiência ajudará na oferta de experiências de usuário mais completas em escala global, de forma a reduzir o tempo de chegada ao mercado e os custos para desenvolvedores e provedores de serviços.
Como acessar: Segundo a Intel, o codec SVT-AV1 está disponível sob uma licença permissiva BSD + Patent, o que facilita sua adoção e comercialização. Desenvolvedores podem acessar o SVT-AV1 em 01.org/OpenVisualCloud/svt. Os canais de referência do Open Visual Cloud e os blocos para codificação/decodificação, inferência e renderização podem ser encontrados em 01.org/OpenVisualCloud.