Intel anuncia capacitação gratuita para o ensino de ciências

Plataforma, lançada em parceria com a Febrace, conta inicialmente com dois cursos online destinado a professores e estudantes do ensino básico.

Author Photo
2:25 pm - 28 de novembro de 2013

A Intel Brasil lançou durante o Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas uma plataforma gratuita de capacitação para professores e estudantes da Educação Básica. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada ontem (27/11) e promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(USP).

A plataforma apresentada pela Intel é a Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (Apice) criada para apoiar o ensino de ciências e estimular o desenvolvimento de projetos científicos em escolas brasileiras. A iniciativa inclui a oferta de dois cursos online: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. 

Entre os objetivos da tecnologia, está a qualificação das feiras de ciências que já acontecem no Brasil, que cresceram desde o primeiro edital publicado pelos Ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), CNPq e CAPES em 2010; e a capacitação de professores para orientar projetos de iniciação científica no Ensino Fundamental e Médio.

Uma versão beta da plataforma Apice foi liberada em julho de 2013. Professores e estudantes inscritos nos dois cursos enviaram comentários sobre a plataforma à equipe de desenvolvedores, que aplicou melhorias na versão lançada agora. Na versão beta, 573 interessados de várias cidades do Brasil se inscreveram nos cursos, com destaque para São Paulo e Recife.

Cursos

Os cursos apresentam linguagem dinâmica, com fotos, vídeos, e atividades interativas. Os vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências, com alunos e professores que trabalham com projetos científicos, e apresentam situações reais com as quais professores e estudantes deparam-se no desenvolvimento de projetos científicos para eventos dessa natureza.

Ambos podem ser realizados em computadores com placa de som e vídeo, e acesso à banda larga. Para os interessados que não contam com esse tipo de equipamento, há a opção de fazer aula offline, por meio de DVD com o curso completo, enviado gratuitamente. Nos dois casos, os participantes devem fazer avaliação online ao final do curso.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.