Inimigo na trincheira

Foi rápida e quando termina surge o aviso de que é necessário reiniciar o computador para as alterações serem assimiladas pelo sistema. Então, você clica em “OK” e quando o sistema retorna, não consegue mais conectar seu micro à Internet. Exagero? Negativo. Isto realmente ocorreu em uma sexta-feira, na véspera do último feriado prolongado norte-americano (Memorial Day), com milhares de usuários do Windows XP que simplesmente não conseguiram mais acessar a Web, após a última atualização do Windows.
O pior é que esse upgrade foi feito por meio do próprio site “Windows Update”. Com a finalidade de ampliar a segurança no acesso remoto em avanços nos protocolos L2TP e IpSec, a atualização bloqueou todo o acesso feito por firewalls que não fossem da MS. Diferente dos seus antecessores, o XP possui um firewall próprio.
Mas a maioria das pessoas prefere reforçar a proteção com um aplicativo de outro fabricante, como o Norton, McAfee ou Sygate. De acordo com especialistas norte-americanos, a MS sabia da possibilidade de problemas e mesmo assim não realizou testes para avaliar os possíveis impactos que o novo patch poderia causar. Na verdade, o passado indica que há uma forte tendência da empresa em ignorar estes tipos de problemas, face a justificativa de estarem disponibilizando atualizações para manter seu produto mais seguro.
Na pior das hipóstese, devemos ter em mente que o uso de uma licença de software não nos torna seus donos. Quem os produz continua sendo proprietário legal do produto. Em outras palavras: mesmo para os fervorosos adeptos da tecnologia MS, sugiro que os usuários que dependem de informática para executar seu trabalho passem a obedecer alguns princípios de proteção pessoal (segurança da segurança ?), para não descobrirem tarde demais que existe “inimigo na trincheira”.
1- Evite, sempre que possível, configurar seu Windows para realizar atualizações automática. Configure ele para notificar da atualização e apenas proceder ao download após seu consentimento;
2- Nunca atualize um software de seu micro de trabalho numa sexta-feira à noite. Especialmente na véspera de um feriado prolongado. Se algo der errado, você perderá mais que um dia para recuperar o que perder;
3- Tente instalar atualizações e aplicativos em situações em que erros e problemas possam ser rapidamente resolvidos (no início ou final do expediente da sua empresa, por exemplo) pelo suporte técnico;
4- Não acredite que todas as atualizações e softwares disponíveis sejam à prova de problemas.
Na verdade, esta situação é uma excelente forma de apresentar um exemplo em que a maioria das pessoas não enxerga risco algum e que encerra enorme possibilidade de dano. Eu já vi isto ocorrer em servidores corporativos durante atualizações do Windows NT e 2000 (aplicações dos famosos “Service Packs”).
A grande diferença é que os problemas surgiram nas mãos dos técnicos, em horários que permitiam a restauração do servidor antes que os usuários percebessem. Moral da história: segurança nem sempre é garantida por atualizações. Segurança é uma questão de cautela. E novamente citando meu pai: Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém !
