Klabin melhora performance no chão de fábrica

Baseado em plataforma Caché (InterSystems), o Sistema Integrado de Controle de Produção (SICP) das unidades florestal e papel corresponde as expectativas ao operar integrado ao ERP.

Author Photo
11:54 am - 16 de agosto de 2002

Implantado nas unidades Florestal e Papel, o Sistema Integrado de Controle de Produção (SICP) do Grupo Klabin, atinge as expectativas de performance com a utilização da plataforma Caché (InterSystems).

Segundo Lorival Verillo, gerente de TI da Unidde Papéis do Grupo Klabin S/A, a ativação do sistema, ocorrida no Paraná — onde está a maior fábrica de papéis da companhia — aconteceu no início de 2000, já que havia a necessidade de integração com o sistema R/3 (SAP).

“Precisávamos de um solução eficiente, dada a importância da operação na área fabril que nos desse uma excelente performance, mas que não exigisse grandes investimentos, já que a infra-estrutura de hardware foi mantida”, explica Verillo.

A escolha pela solução da InterSystems aconteceu, de acordo com o executivo, porque a tecnologia Caché apresenta características que garantem a eficiência dos mais diversificados tipos de aplicação como possibilidade de desenvolvimento rápido de soluções, integração de diversos sistemas e economia de hardware.

Hoje, o sistema da Unidade Papel opera em cluster com dois servidores, fornecidos pela Digital(Compaq), e a Florestal, utiliza um servidor Compaq. Verillo conta que, para o desenvolvimento do software, foi realizada uma migração do legado, escrito em Mumps, para promover a integração com ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP.

“Atualmente, o pacote da SAP possui funcionalidades mais maduras para o chão de fábrica. Porém, não arriscamos a aquisição porque o Grupo passa por um processo de revisão em sua cadeia de suprimentos”, adianta o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.