MSA adquire BKM e avança no segmento de GED

Processo de compra iniciado em outubro de 2000, quando a MSA adquiriu a maior parte das ações da BKM, entra em prática comn o lançamento da nova versão do sistema DOCMAN para a gestão de documentos digitais, prevista para julho.

Author Photo
4:13 pm - 16 de julho de 2002

Nesta terça-feira, dia 16, o Grupo MSA, especializado em desenvolvimento e integração na área de Tecnologia da Informação, pertencente ao grupo Econômico Magnesita — grupo de capital privado nacional, que atua nas áreas de mineração, refratários, fruticultura e tecnologia — oficializa a aquisição total da empresa do setor de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), BKM Sistemas Ltda.

O processo de compra finalizado em março deste ano, teve início em outubro de 2000, quando a mineira MSA adquiriu a maior parte das ações da BKM e passou a investir na nova versão da solução DOCMAN para a gestão de documentos digitais.

Conforme detalha Wilson Caldeira da Silva, gerente de marketing da MSA, a BKM mantém sua operação central em Belo Horizonte e uma equipe de cerca de 30 colaboradores, sendo cinco no escritório de representação da empresa, aberto recentemente em São Paulo.

Com a aquisição finalizada, os sócios fundadores da BKM deixaram a empresa que fica sob a tutela de Tarcísio Guerra, diretor geral do Grupo MSA — que compreende a integradora MSA Infor e outros projetos paralelos da companhia na área de TI. Os investimentos na aquisição ou no novo sistema não foram revelados.

Contando com o reforço de técnicos da MSA, a nova versão do sistema DOCMAN finaliza os testes em clientes ainda este mês, de acordo com Silva. A possibilidade de acesso ao sistema via Web e a possibilidade de implantação por departamentos são os destaques da nova versão.

Atualmente, segundo Caldeira, a BKM soma cerca de 5 mil licenças vendidas no País e mantém sua estratégia de atuação direta, por meio de representantes comerciais no Rio de Janeiro (RJ), em Vitória (ES), Florianópolis (SC), Recife (PE), e Brasília (DF), além da central em Belo Horizonte (MG) e da nova operação na capital paulista.

Diante de um mercado que, segundo o CENADEM (Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento da Informação) deve crescer 56,7% entre 2002 e 2003, o Grupo MSA aposta nas áreas de telecomunicações — onde a BKM possui a operadora TIM como cliente — e de finanças, além do setor público, para ganhar clientes.

Fundado em 1984, o Grupo MSA faturou R$ 24 milhões, em 2001. Pela estimativa de Caldeira, a empresa deve atingir um faturamento de R$ 26 milhões, este ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.