Notícias

Brasil fecha 2002 com 10,5 milhões de celulares vendidos

O mercado brasileiro de telefonia celular encerrou o ano de 2002 com a marca de 10,5 milhões de unidades vendidas e uma receita superior a R$ 4,5 bilhões, informou nesta segunda-feira (06/10) o estudo “Brazil: Wireless Handset Market 2003”, da International Data Corporation (IDC) Brasil.

A pesquisa apontou também que a escolha da maioria dos usuários brasileiros levou em consideração o preço dos aparelhos. Dos entrevistados, 65% optaram por modelos de até R$ 500.

Outro ponto relevante da pesquisa diz respeito ao perfil dos usuários brasileiros, que preferem utilizar os planos pré-pagos como forma de controlar melhor os gastos com os telefones celulares. Estimativas recentes afirmam que até o final deste ano a base de assinantes de pré-pagos deva chegar a 74%.

O estudo apontou também que ainda existe uma forte resistência entre os usuários em utilizar os aparelhos para efetuar ligações locais e também de longa distância, o que pode ser entendido como uma maneira de se tentar evitar as altas tarifas praticadas pelas operadoras.

Segundo a IDC, os serviços de dados via celular, como SMS e WAP ainda são pouco utilizados, embora o envio de mensagens curtas (SMS) ainda seja visto como maneira de reduzir os custos de comunicação, já que geralmente é mais barato do que os serviços de voz.

Trocar o telefone celular também está fora dos planos da maioria dos entrevistados pela pesquisa. Quase a totalidade dos usuários se diz satisfeita com o modelo atual e não pretende trocá-los nos próximos anos.

Por outro lado, a busca por inovação e o fator moda deverão contribuir para a redução da troca do aparelho, de acordo com a pesquisa. Espera-se que em 2004 o tempo médio seja de 2,5 anos.

Até 2007, a IDC espera que 14,6 milhões de aparelhos celulares seja, comercializados no País. A migração da tecnologia TDMA para CDMA ou GSM terá grande influência nesse processo, segundo o estudo.

IDG Now!

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

5 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

8 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

11 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago