IAB Brasil: publicidade digital salta 57% no primeiro semestre
Mercado de publicidade online segue em expansão, após movimentar R$ 23,7 bilhões em 2020, uma alta de 48% em dois anos
Os investimentos em publicidade digital seguem aquecidos no Brasil à medida que o comportamento digital do consumidor se consolida no pós-pandemia. Somente no primeiro semestre deste ano, o número de anunciantes que investem em canais digitais saltou 57% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados são do relatório Digital AdSpend, realizado pelo IAB Brasil em parceria com o Ibope Kantar Media, divulgados na quinta-feira (2). A pesquisa indica que os setores de serviços, eletrônicos e imobiliário dobraram os investimentos no período, o que aumentou a concorrência pelo consumidor e ampliou as oportunidades para agências e veículos no digital.
O levantamento revela ainda que o mercado de publicidade digital brasileiro movimentou R$ 23,7 bilhões em 2020, uma alta de de 48% em dois anos. A comparação é baseada no último relatório publicado pela entidade em 2019, ano base 2018.
Leia mais: 88% dos brasileiros compram online. Maioria prefere roupas e calçados
Dentre os 26 setores classificados pelo estudo, metade tiveram o digital como principal destino de compra de mídia. Já os três setores de maior representatividade na publicidade foram: comércio, serviços e financeiro, que investiram no digital mais de 40% de sua compra de mídia total no ano passado.
“O Digital AdSpend nasceu num momento em que a publicidade digital precisava se provar como um meio de comunicação representativo. Já passamos dessa fase e encontramos, agora, um digital consolidado”, enfatizou Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, evidencia que a publicidade sempre acompanhou os hábitos do consumidor. “Com os brasileiros ganhando cada vez mais intimidade com a tecnologia, é natural que as marcas procurem oportunidades para conquistar novos clientes”, finalizou.