Huawei destaca projeto de rede de fibra óptica na Floresta Amazônica
Obra se mostrou um grande desafio, já que a região amazônica tem um terreno complexo,
A Huawei destacou recentemente em evento diversas iniciativas e cases de conectividade e transformação digital na América Latina. Um deles é o projeto para a instalação de internet de alta velocidade na Floresta Amazônica, construída antes da Copa do Mundo de 2014 para atender à grande demanda de tráfego durante o evento. Em colaboração com a operadora Vivo, a companhia conectou Manaus a uma rede de fibra ótica capaz de atender grandes demandas de tráfego e beneficiar cerca de 3,7 milhões de pessoas que vivem na região do rio Amazonas.
Com 2,1 mil km de extensão, a linha passa por 20 cidades e liga Manaus a Belém, incluindo cinco trechos longos de até 261 km. A obra se mostrou um grande desafio, já que a região amazônica tem um terreno complexo, clima tropical variável, inundações e queda súbita de árvores altas, além de animais selvagens e insetos.
A Huawei e seus parceiros superaram essas dificuldades usando todos os meios possíveis de transporte, incluindo aviões, veículos com tração nas quatro rodas, cargueiros, lanchas rápidas e até jangadas para garantir a conclusão do projeto de forma eficiente.