Guiabolso lança recurso para você não se esquecer mais de pagar um boleto
Nova funcionalidade ‘Agenda’ permite a criação de avisos personalizados e está disponível para usuários Android
O aplicativo Guiabolso lançou uma funcionalidade que permite usuários programarem avisos de pagamento de contas e recebimento de dinheiro. Segundo a fintech brasilelira, o recurso “Agenda” está sendo liberado aos poucos para a base de 5,3 milhões de usuários. Consumidores Android são os primeiros a receberem o recurso. A previsão é que dentro de um mês e meio todos usuários (Android e iOS) já tenham o novo serviço.
“Era algo muito pedido. Muitas pessoas possuem dinheiro na conta para pagar os boletos, mas simplesmente se esquecem”, reforçou o diretor de produto e tecnologia, Julio Duram. Os usuários pediam o serviço porque sabem das contas que devem pagar, mas têm dificuldade de colocar o valor total planejado para a categoria. “Ou seja, eles se lembravam do aluguel de R$ 1 mil, mas não conseguiam saber o valor total de contas residenciais para colocar no planejamento”, completou.
Além de ajudar neste planejamento futuro, o Guiabolso espera que a “Agenda” diminua os atrasos. Um estudo feito pela Kellogg School of Management, escola de negócios da Universidade Northwestern (Evanston/EUA) em 2016 mostrou que 48% dos usuários do app com pagamento atrasado do cartão de crédito tinham dinheiro suficiente nas contas correntes pra cobrir pelo menos o pagamento mínimo da fatura. Outros 35% conseguiriam pagar o valor integral. O estudo fez um teste de enviar lembretes sobre o vencimento e o pagamento atrasado foi reduzido em 11,4%.
Como usar
Ao entrar na Agenda, a pessoa deverá responder o que ela vai pagar (água, luz, etc) ou receber (freela, aluguel, salário, etc). Em seguida, será perguntado o valor. Por último, deverá ser preenchida a data de vencimento e se a pessoa quer que o aviso se repita todo ano, mês, semana, quinzena ou dia. Na Agenda, o usuário escolhe se quer receber avisos do vencimento ou recebimento de dinheiro um dia antes da data programada e no próprio dia. Após a data agendada, a pessoa pode ainda editar o aviso e marcá-lo como “pago”. Assim, ela mantém um controle dos lembretes.
Usuários teste
Para testar esta e novas funcionalidades que estão por vir, o Guiabolso criou um grupo de 100 usuários beta. Estas pessoas são ouvidas, em testes e entrevistas, sobre o que acharam da novidade. Durante os testes iniciais da Agenda, um usuário sugeriu que fosse inserida a edição dos avisos e isso foi incorporado ao projeto. Ou seja, se depois de agendar um lembrete a pessoa quiser alterá-lo, pode entrar e mudar o valor, data ou frequência do aviso.
Os testes também revelaram as contas que as pessoas preferem ser lembradas. Dos avisos agendados, a maioria (64%) tem frequência mensal. Em seguida, apareceram as pontuais, que ocorrem somente uma vez (34%).
IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.