Grupo CO+ cria GPS das finanças
Fliper utiliza as informações fornecidas pelos próprios usuários, de forma automática, para traçar as melhores rotas e ajudar cada um a conquistar mais rapidamente e de forma segura seus objetivos pessoais
Há quem pense em dinheiro todo dia, toda hora. Porém, acompanhar e planejar a vida financeira não é uma tarefa fácil e requer tempo. Fato é que, pensando ou não em cifras, todos deveriam ter um restrito controle financeiro e gerencial de seus investimentos e, claro, das contas bancárias. Afinal, essa é a forma mais segura de realizar seus sonhos, metas e conquistas pessoais ou até mesmo de se preparar para um imprevisto ou uma crise econômica.
Foi pensando nisso, que o Grupo CO+, formado por empreendedores, investidores, inovadores e especialistas do mercado financeiro, lançou seu primeiro serviço de alto valor agregado, o Fliper, plataforma mobile de consolidação, racionalização e maximização de finanças pessoais. O Grupo investiu cerca de 4 milhões de reais nos últimos 14 meses para o lançamento deste primeiro produto.
Baseado no Open Banking, que parte da criação de novos modelos de negócios digitais através de APIs (Application Programming Interface), o aplicativo foi desenvolvido para facilitar a autogestão financeira, permitindo ao usuário centralizar em uma única plataforma todos os seus investimentos, aplicações e contas bancárias, que materializam sua jornada financeira.
Diferente da maioria dos Apps financeiros, em que os usuários precisam classificar os gastos e investimentos manualmente, o Fliper faz a consolidação de forma automatizada e transparente ao cliente. Os usuários podem dar adeus às planilhas de Excel, às diversas senhas e aos diferentes modelos de usabilidade que tradicionalmente usam.
Segundo Renan Georges, um dos idealizadores e fundador do projeto, a ideia é que o usuário tenha no Fliper seu “one stop banking” e passe a utilizar uma única interface descomplicada para monitorar seus investimentos e rentabilidade. “Queremos ser um parceiro que combina todas as necessidades dos usuários em um único lugar, reduzindo complexidade, otimizando tempo e maximizando as possibilidades de rentabilização de seus investimentos”, reforça Georges.
Outro paradigma que o Fliper quer quebrar é de que investimentos e gestão financeira são temas complicados e voltados somente para ricos ou especialistas. “Não é necessário ter muito dinheiro na conta ou entender a fundo sobre o universo financeiro e suas infinitas possibilidades. Basta definir o seu objetivo pessoal, sua jornada financeira, que o aplicativo auxiliará na definição automática da rota mais rápida, adequada e segura para chegar ao seu destino”, finaliza.
Assim como nos Apps de mobilidade urbana, para usar o aplicativo é preciso fornecer informações. Neste caso, atalhos e logradouros dão lugar a dados bancários, de fintechs e de corretoras de investimentos (número da conta, agência e internet banking). O aplicativo identifica todas as informações e em alguns minutos faz uma análise inteligente de dados e passa a orientar os usuários a alcançarem os seus objetivos.
Vale ressaltar que o App não representa riscos, uma vez que os dados obtidos ainda não permitem qualquer tipo de transação, apenas visualização. Ademais, todas as normas técnicas e do sistema financeiro estão incorporadas, assim como o altíssimo padrão de segurança, que apresenta o mesmo nível da tecnologia de criptografia dos grandes bancos.
O Fliper foi lançado em outubro de 2018 e hoje já conta com mais de 5.000 usuários, 4.000 contas mapeadas e mais de meio bilhão de reais em ativos financeiros em acompanhamento. Está disponível para download para sistemas IOS e Android, somente mediante convite.