Google aperta o cerco contra apps que violam permissões de SMS e ligações
Nova política da Play Store tem o objetivo de proteger a privacidade dos usuários Android, de acordo com a empresa de Mountain View.
O Google anunciou nesta semana que vai começar a remover da Play Store os aplicativos que violem as suas permissões referentes ao acesso de mensagens SMS e registro de ligações nos smartphones, conforme informações do Ars Technica.
Segundo a empresa de Mountain View, que diz levar “muito a sério” o acesso a dados sensíveis e permissões, a iniciativa tem o objetivo de proteger a privacidade dos seus usuários
“A nossa nova política é feita para assegurar que os apps pedindo por essas permissões precisam de acesso completo e contínuo aos dados sensíveis para realizar o seu objetivo de uso principal, e que os usuários vão entender por que esses dados deveriam ser exigidos para esse app funcionar”, explica a companhia em seu blog sobre a medida que tinha sido revelada originalmente em outubro de 2018.
Vale notar que o Google notificou os desenvolvedores de aplicativos que já usavam essas permissões de SMS e registro de ligações antes da mudança. Eles receberam um prazo de 90 dias para removê-las – ou para enviar um formulário solicitando as permissões. “Ao longo das próximas semanas, vamos remover da Play Store os apps que pedem por permissão para SMS ou Registro de Ligações e não enviaram um formulário de declaração de permissão”, de acordo com a gigante de buscas.
A companhia revela que já recebeu dezenas de milhares de pedidos de revisão de desenvolvedores por conta das permissões. O processo de análise leva em conta os seguintes pontos: benefício trazido ao usuário pelo recurso, importância da permissão para a funcionalidade principal do app, risco apresentado pelos apps com esse tipo tendo acesso a dados sensíveis, e disponibilidade de outras alternativas para habilitar o recurso em questão.