Categories: Notícias

Forrester: redes Wi-Fi municipais ainda não têm aderência

Consumidores não devem adotar rapidamente o acesso a redes Wi-Fi oferecido por municípios sem uma campanha de marketing forte, de acordo com uma pesquisa da Forrester Research. No mês passado, por exemplo, 385 cidades e comunidades norte-americanas foram envolvidas em um projeto de redes sem fio, muitas voltadas parcial ou totalmente para consumidores, mas a adoção foi considerada baixa.

Apenas 27% dos domicílios com conexão internet utilizam Wi-Fi, e a maioria dos usuários fazem login ao wi-fi apenas em casa, de acordo com o estudo. Conexões oferecidas por cidades e prédios comerciais tentando ganhar clientes enfrentam diversos obstáculos: a maioria das redes municipais são desenhadas para prover cobertura apenas em espaços abertos como parques, praças e pátios de prédios governamentais. Mas a maioria dos residentes só entram online em espaços fechados.

Um dado interessante é que muitos consumidores que pensam que estão usando Wi-Fi na verdade não estão. Os dados da pesquisa, baseados num levantamento com 761 residentes norte-americanos que afirmam utilizar conexão sem fio à internet, mostram que na verdade 28% dessas casas não têm nem mesmo um laptop, o que significa que 213 dos respondentes confundem o uso de telefones celulares com a conexão via Wi-Fi .

Na cidade californiana de Anaheim, por exemplo, a EarthLink baseou sua previsão original de lucro em uma taxa de assinatura de 20% a 25% dos lares locais. A companhia teve que revisar essa estimativa para menos de 15%. Em Taipei, China, onde o governo ajudou no financiamento de uma das maiores redes sem fio em espaços públicos, apenas 30 mil pessoas se conectam aos serviços – menos de 2% dos 2,6 milhões de habitantes da cidade.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

22 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

23 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

23 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

23 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

24 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago