Explosão de dados gera uma ?amnésia? corporativa

Author Photo
9:00 am - 18 de março de 2014

Jeff Jonas é um sujeito com ideias interessantes expostas em uma apresentação de gráficos ?grotescos?. É, também, um dos cientistas-chefes voltados para as tecnologias de análise na IBM e responsável pela interessante frase: ?A geração explosiva de dados gera uma ?amnésia? corporativa. As empresas não conseguem lembrar as coisas que estão acontecendo?.

De fato, o termo big data orbita de forma intensa as estratégias da gigante de TI, que cita o fato de que 90% dos dados do mundo foram criados nos últimos dois anos, do total 80% são desestruturados. O tema conecta-se com a preparação da companhia em montar um portfólio de soluções analíticas capazes de pegar essa massa e gerar inteligência.

?Os dados devem encontrar os dados, e a relevância deve encontrar os usuários?, comenta o cientista-chefe. Na sua visão, a melhor coisa a se fazer para entender uma informação é olhando o que está ao seu redor. ?Um cliente é uma peça de um quebra-cabeça que se conecta em outras peças para gerar uma imagem?, ilustra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.