Executivo de TI 2022: TI revoluciona governança e pavimenta futuro
Categoria 'Nova Governança' do Executivos de TI do Ano premia líderes capazes de usar tecnologia no cerne da gestão
Governança é um tema complexo, porém fundamental nas organizações modernas. Premiar os executivos que encontraram mecanismos que tornem esse árduo processo mais eficiente usando tecnologia é o objetivo da categoria Nova Governança – parte do prêmio Executivo de TI do Ano de 2022, do qual você pode conferir a lista completa de finalistas aqui.
O líder vencedor dessa categoria será conhecido na próxima quarta-feira, 16 de março, durante o IT Forum Ibirapuera, em São Paulo.
A lista de indicados começa com Carolina Sevciuc, Head de Transformação Digital da Nestlé Brasil. O projeto apresentado pela executiva se chama Retransform, e teve como objetivo central estabelecer uma cultura de inovação na secular fabricante de alimentos. Se antes a Nestlé tinha um modelo de TI que sustentava a operação, com o projeto a governança da área passou a estar mais atrelada ao negócio e a permitir e fomentar inovação, possibilitando inclusive o surgimento de novos modelos de negócios.
Para a Yamaha, cuja TI é liderada pelo CIO e Executive IT Manager Fernando Luiz Rostock, o novo modelo de governança surgiu no projeto Reposicionamento Estratégico da TI com Elaboração de novo Plano Diretor. O projeto passou por um diagnóstico da estrutura de governança de TI e, também, da jornada digital do cliente – que havia sido recém desenvolvida pela Yamaha e poderia determinar impactos no Planejamento de TI para os próximos anos. Depois, construiu um plano de ação em TI que atendesse estratégias e prioridades dos negócios da fabricante.
Por último aparece Paulo Henrique Scrideli, Vice-Presidente Sênior de TI da Sem Parar, com o projeto Sem Parar + Digital. O projeto foi estruturado para acelerar a transformação digital da empresa, coordenando esforços entre as áreas de tecnologia, recursos humanos e a unidade de negócios B2C. O objetivo foi compreender possíveis usos de tecnologia e preparar terreno para a aplicação de uma cultura digital no dia a dia. O trabalhado coordenado permitiu a evolução e a transformação de toda a empresa.