Estudo: para 66% gastos com segurança aumentarão

Author Photo
4:06 pm - 09 de novembro de 2010

A preocupação com segurança da informação em países emergentes, de forma geral, está maior. Fruto do amadurecimento e internacionalização das companhias. No Brasil, o mesmo acontece e, em parte, é reflexo do momento econômico positivo. Dados de um estudo da PwC, por exemplo, aponta que 66% dos entrevistados no País preveem aumento do orçamento para SI nos próximos 12 meses, índice bastante animador.

A Pesquisa Global Segurança da Informação 2011 / Respeitada – mas ainda limitada, divulgada nesta terça-feira (09/11), na sede da consultoria em São Paulo, avaliou o universo da segurança globalmente com uma base de 12840 companhias, espalhadas por 135 países, sendo 500 delas no Brasil.

Em âmbito global, o que tem direcionado o investimento na área é a condição econômica, apontada por 49% dos entrevistados. Mas continuidade do negócio e recuperação de desastres (40%) e proteção da reputação da empresa (35%) também são agentes relevantes.

Outro dado importante em âmbito global, como aponta Edgar D”Andrea, sócio da PwC, é o aumento do foco na demanda do clientes, citado por 41% dos entrevistados em todo o mundo. É verdade que regulamentação ainda lidera, com 43%, mas já perde espaço. Os gestores de segurança estão mais interessados em atender o cliente. Para a consultoria, o aumento da demanda por SI nas áreas de negócio revela a importância estratégica que a área ganhou nas corporações.

Voltando para o universo brasileiro, uma constatação interessante é um nível de conhecimento acima da média dos incidentes ocorridos. Por ordem de quantidade, os principais problemas foram: exploração de dados, exploração de redes, de sistema, de aplicação, dispositivo móvel e engenharia social. Do total de entrevistados, 28% disseram não conhecer os incidentes, na média global do estudo, este porcentual está em 33%. E, como violação de dados é apontada como ataque frequente, 83% dos participantes no Brasil colocam a proteção das informações como algo extremamente importante.

“O Brasil é um dos que mais se preocupam em descobrir a causa raiz do incidente e isso já foi observado no estudo de 2009. Esse comportamento reflete na superioridade das respostas dos brasileiros”, avalia D”Andrea.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.