Estudo indica as principais profissões do futuro em tecnologia
Déficit de profissionais qualificados e aumento de vagas favorece a inclusão no mercado
O mercado de tecnologia segue aquecido. Segundo a plataforma de recrutamento em tecnologia Revelo, as contratações no setor entre janeiro e julho de 2021 já representam o equivalente a 95,6% do total de admissões em 2019.
Mas ainda que empresas estejam competindo entre si para reter talentos, pois faltam profissionais qualificados, algumas áreas se mostram ainda mais atrativas para o mercado. Com base em um estudo inédito, que combina carreiras e hard skills mais buscadas em 2020, a Revelo lista as quatro profissões em tecnologia mais promissoras da atualidade.
Desenvolvedor Java
A carreira de Desenvolvedor se manteve em alta nas durante todo o ano de 2020, registrando 67,51% das buscas totais dentro da plataforma da Revelo. Esse profissional é responsável por programar, desenvolver e implantar sistemas em linguagem Java. Um especialista na modalidade é apto a montar, depurar e testar programas já desenvolvidos, além de corrigir sistemas para atender às necessidades dos usuários.
Design de JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação que dá vida aos websites. Um profissional capacitado em Design dessa ferramenta é capaz de configurar desde as funcionalidades de botões e formulários, até o visual dinâmico e interativo, imprescindíveis para que as páginas sejam responsivas e assertivas aos respectivos visitantes.
Business Intelligence em conjunto com Java
O profissional que continuará ganhando espaço no futuro com certeza será aquele que usa as técnicas de Business Intelligence (BI) em conjunto com Java. Trata-se da junção do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios, à linguagem Java.
Marketing Online
O marketing é uma importante ferramenta para os negócios e, atrelado ao ambiente digital, fez surgir a profissão de Marketing Online. Trata-se de um ofício que demanda Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), responsável pela inserção de conteúdos e estrutura básica de websites, importantes para a construção de identidade e significado das páginas a partir da organização. Sem ele, o navegador não exibe conteúdos, imagens e elementos. Para se consolidarem no futuro da tecnologia, os profissionais de Marketing Online devem se adaptar à usabilidade e funcionalidade do HTML.