Epson anuncia transição completa para energia renovável no mundo

Grupo japonês quer ser ‘carbono negativo’ até 2050, mas já zerou uso de energia não-renovável, inclusive no Brasil

Author Photo
12:00 pm - 19 de março de 2024
Imagem: Shutterstock

A Seiko Epson Corporation, ou apenas Epson, anunciou essa semana que, desde dezembro de 2023, tem todas as suas instalações próprias no mundo são alimentadas por energia renovável. Segundo a própria empresa, a Epson é a primeira da indústria manufatureira japonesa a completar a transição para a energia renovável em suas instalações.

O Grupo Epson consome cerca de 876 GWh de energia por ano, e estima redução anual de 400 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono com a transição para energia renovável.

No Brasil, a empresa fábrica em Barueri (SP), única fora da Ásia, e utiliza energia renovável de fonte eólica. Escritório e almoxarifado brasileiros recebem energia proveniente da compra de IREC (International REC Standard).

Leia também: Uber promete futuro mais sustentável e acessível durante o SXSW

A sede na região metropolitana de São Paulo conta com inventário de emissões de carbono, a partir da metodologia GEE de escopos 1, 2 e 3. A iniciativa prevê a retirada de CO2 da atmosfera para neutralizar as emissões restantes da unidade.

Compromisso global

O compromisso de ser uma empresa carbono negativo e eliminar recursos subterrâneos não renováveis foi firmado pela Epson na chamada Visão Ambiental 2050. O plano prevê a transição para o uso exclusivo de energia renovável.

Publicada em março de 2021, a decisão previa uso exclusivo de energia renovável nas instalações do grupo no mundo até 2023. A migração foi completada no Japão em novembro de 2021 e, em nível global, em dezembro de 2023.

Além do uso em instalações próprias, a Epson diz que vai promover novas fontes de energia renovável em projetos de terceiros. Um deles, com a Prefeitura de Nagano, busca ampliar o fornecimento de energia renovável na cidade.

“Essa conquista não somente contribui para nossos próprios objetivos, mas também visa facilitar a maior adoção de energias renováveis pela sociedade através da conscientização. Nosso objetivo de concretizar a sustentabilidade social é uma questão complexa, cheia de dificuldades; porém vamos agir com determinação para abordar os desafios com espírito criativo”, diz em comunicado o presidente global da Epson, Yasunori Ogawa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.