Uber promete futuro mais sustentável e acessível durante o SXSW
CEO da Uber anuncia compromisso com sustentabilidade e acessibilidade durante o SXSW e compartilha plano de transformação da Uber Eats
Durante sua participação no SXSW, Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, anunciou que a empresa está comprometida em tornar todas as suas viagens nos Estados Unidos e na Europa de emissão zero até o final da década. Para alcançar esse objetivo, a Uber está investindo em parcerias com fabricantes de veículos elétricos e em programas de descontos para motoristas que optam por usar veículos elétricos. A empresa também lançou um novo recurso no aplicativo que permite aos passageiros acompanhar o impacto de suas emissões de carbono ao optar por viagens elétricas.
Para avançar em direção à sua meta de sustentabilidade, a Uber investiu US$ 800 milhões para auxiliar os motoristas na aquisição de veículos elétricos. Além disso, estabeleceu parcerias estratégicas com montadoras renomadas, como Tesla, Kia e GM, e empresas de aluguel de carros, como Hertz, Avis e Ford, para proporcionar descontos expressivos em veículos elétricos acessíveis.
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A Uber também implementou recursos no aplicativo para reduzir a ansiedade de carregamento, enquanto firmou parcerias com startups para disponibilizar descontos no carregamento e acesso a uma ampla rede de estações.
Mais de 126.000 motoristas de veículos elétricos estavam ativos mensalmente no ano passado, segundo a Uber, completando 287 milhões de viagens elétricas nos últimos três anos, sendo 20% delas em Londres; a empresa investiu pesadamente na expansão da infraestrutura de carregamento em Londres.
Para os passageiros, durante a participação de Khosrowshahi no SXSW, a Uber anunciou um novo recurso para o aplicativo que permite aos usuários rastrear e entender o impacto de suas emissões de carbono, calculando as emissões evitadas ao optar por viagens elétricas da Uber Green e da Uber Comfort, em comparação com viagens padrão da UberX ou Uber Comfort da mesma distância.
De acordo com Khosrowshahi, além da questão da sustentabilidade, a Uber está buscando formas de tornar seus serviços mais acessíveis, explorando opções como compartilhamento de viagens e integração de veículos elétricos de menor custo. O executivo enfatizou a importância de tornar a Uber mais acessível para os consumidores, destacando que isso pode ser alcançado por meio de mudanças no formato dos serviços, como o uso de patinetes elétricos e o incentivo ao compartilhamento de viagens.
“Há uma certa porcentagem de consumidores que estão dispostos a abrir mão de um pouco de conveniência em uma viagem com outra pessoa no carro para economizar algum dinheiro e realmente temos que incentivar isso, porque queremos que a Uber seja mais acessível para muitas, muitas mais pessoas ao redor do mundo”, disse.
Enquanto Khosrowshahi enfatiza a necessidade de tornar a Uber mais acessível, a empresa afirma que também está olhando para o futuro da mobilidade, explorando parcerias para desenvolver veículos autônomos, visando democratizar ainda mais o acesso ao transporte. A Uber não está mais desenvolvendo internamente tecnologia autônoma, mas está colaborando com outras empresas, como Waymo e Motional, para isso.
Khosrowshahi também está visionando uma transformação completa da Uber Eats, planejando expandi-la para se tornar uma plataforma de logística abrangente, capaz de entregar uma variedade de produtos, não apenas comida. Ele tem a ambição de competir diretamente com gigantes como a Amazon nesse setor. Para isso, o CEO da Uber falou sobre a importância de atingir metas de sustentabilidade e promover o compartilhamento de recursos antes de avançar para a autonomia total. “Eventualmente chegaremos a um veículo autônomo”, disse.
*Com informações do TechCrunch
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