ePharma cria unidade focada em infraestrutura de TI
PBM adota soluções robustas para segurança de dados e crescimento
A ePharma, empresa focada em gerenciamento de programas de benefícios de medicamentos (PBM) no Brasil, reestruturou sua infraestrutura de tecnologia para garantir a segurança de dados.
Os dados da empresa, até então armazenados em data centers, migraram para a nuvem, com uso da plataforma Microsoft Azure. Em 2017, a empresa validou mais de 31 milhões de transações entre clínicas médicas, planos de saúde, usuários e farmácias – cerca de 47 por segundo.
A reestruturação envolve investimentos de R$ 4 milhões e a criação de uma unidade de negócio exclusivamente dedicada à infraestrutura de TI. Com a iniciativa, a ePharma conquistou a certificação SOC 2, o que assegura ao mercado o atendimento de todos os princípios de confiança estabelecidos pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), na TSP Seção 100. Outra inovação foi a adoção da Power BI, uma ferramenta de business intelligence capaz de formar uma rica base de dados e indicadores relacionados ao fluxo de dispensação de medicamentos e autorização de procedimentos.
Thiago Mônaco, diretor de TI, destaca que, com o projeto, operadoras, indústrias e o varejo farmacêutico passam a ter elementos e dados muito precisos para aprimorar o gerenciamento de resultados. O executivo também destaca que as implementações possibilitam a ampliação do número de transações e acompanhamento de tratamentos, pacientes e benefícios de medicamentos (PBM).
Diariamente, o sistema autorizador da ePharma certifica em torno de 100 mil vendas, com duração inferior a três segundos e chegando a 20 transações por segundo nos horários de pico. Só em 2017, ocorreram mais de 31 milhões de transações em 2017, 16 mil por hora, 479 por minuto e 47 por segundo, em prol de pacientes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.