Engineering estrutura nova sede em squads em busca de agilidade e inovação

Empresa italiana investiu R$ 2,5 milhões no novo espaço em São Paulo, alinhado à demanda por acelerar transformação digital dos clientes

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12:16 pm - 07 de fevereiro de 2020

Quem entra na nova sede da Engineering, em São Paulo, depara-se com um mix de arte, com réplicas de obras famosas de Piet Mondrian e Edvard Munch, modernidade, com espaços para descompressão e visual industrial, e ambientes que integram squads, estrutura horizontal de trabalho que privilegia o compartilhamento de conhecimento entre diversas áreas.

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A arte é um toque pessoal do italiano Filippo Di Cesare (foto), CEO da Engineering Latam (Brasil e Argentina), companhia global de TI e consultoria especializada em Transformação Digital. Os 20 squads sinaliza uma demanda premente do mercado por entregas rápidas, em um mundo ágil e altamente digital.

Filippo novo escritório Engineering estrutura nova sede em squads em busca de agilidade e inovação

“Nosso escritório visa dar oportunidade aos talentos de se expressarem. São 150 pessoas distribuídas em 20 squads, que miram uma nova forma de trabalhar, menos hierárquica, com liberdade e capacidade de decisão. É como se fossem empresas autônomas. Companhias não contratam mais projetos grandes, elas querem projetos turn key. Por isso, squads fazem a diferença”, sintetiza Di Cesare, reforçando a proposta da companhia de ter a solidez de uma multinacional e a agilidade de uma startup.

A empresa, que levará o mesmo modelo para seus outros escritórios no Brasil e totaliza 700 funcionários, investiu R$ 2,5 milhões na nova estrutura, que exibe um espaço de mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos. Lá, não há mais departamentos. Eles foram abolidos em prol da proximidade física entre os profissionais e o fomento à interação contínua com foco na resolução de problemas.

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O executivo explica que antes de mudar para o espaço, alguns andares acima do antigo, no mesmo prédio na região da Berrini, a organização já atuava no formato ágil. Com essa proposta, somente no último ano, a organização contabilizou mais de 500 projetos implementados, apoiados em metodologia ágil. Contudo, revelou, a nova estrutura fortaleceu o modelo, favorecendo a comunicação.

Alocados agora em salas que levam nomes de super-heróis, a sinergia dá o tom do trabalho. Os times são multidisciplinares e têm desde engenheiros e arquitetos de software, a engenheiros DevOps, de dados, analistas de requisitos e de testes, e UX/UI Designer.

Cada um dos grupos é responsável por um projeto de transformação digital, atuando com tecnologias disruptivas como Application Programming Interface (API), Chatbot, e Machine Learning, para os mais diversos setores do mercado, como Telecom, Energia e Utilities, Metais e Mineração, Automotivo e Agroindústria.

Desafio cultural?

O CEO comenta que a barreira cultural do projeto foi superada muito antes da mudança para o novo espaço, justamente porque a empresa já operava no modelo ágil antes.

Para se adaptar ao novo, a Engineering contou com o apoio de coaching contratado para acelerar a mudança cultura. “Temos um time interno que ajuda na mudança. Oferecemos agora essa competência aos nossos clientes para habilitar a transformação da mentalidade externamente”, comenta.

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De dentro para fora

Di Cesare explica que a estrutura atual reflete a visão que a companhia quer levar ao mercado. “Queremos ajudar empresas a se transformarem digitalmente, migrando para processos digitais. Por isso, optamos por nos transformar internamente e levar essa experiência para fora.”

Segundo ele, o mercado vive um momento de profunda mudança e a Engineering tem em seu DNA a capacidade de se transformar rapidamente. “Passamos de uma empresa que entrega projetos para outra que entrega soluções produtizadas”, orgulha-se.

Com essa estratégia e usando o modelo de squads, Di Cesare está confiante no crescimento dos negócios. Em 2019, a organização somou receita de R$ 250 milhões em solo nacional e a projeção para este ano é saltar em 10%. “Estamos diante de uma oportunidade gigantesca de mercado, demonstrando capacidade de entrega e inovação e certos da evolução dentro e fora da nossa base de clientes.”

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