Dynatrace anuncia entrada no mercado de segurança de aplicações em nuvem

Novo módulo da plataforma oferece segurança contínua para aplicações em nuvem, com recursos já otimizados para ambientes de Kubernetes e DevSecOps

Author Photo
10:26 am - 15 de dezembro de 2020

A Dynatrace anunciou sua entrada no mercado de segurança de aplicações em nuvem com a adição de um módulo à sua plataforma de inteligência de software. Batizado de Dynatrace Application Security Module, a solução é otimizada para arquiteturas Kubernetes e abordagens DevSecOps. Com tecnologia Runtime Application Self-Protection (RASP), oferece recursos de proteção contínua em tempo real para aplicações em ambientes de produção e pré-produção.

Segundo a companhia, o novo módulo herda todas as opções de automação, inteligência artificial e escalabilidade da plataforma Dynatrace.

Desafios na nuvem

Pesquisas da IDC preveem que até 2022, 90% das novas aplicações empresariais em todo o mundo serão desenvolvidas já como nativas na nuvem, usando metodologias ágeis e arquiteturas baseadas em APIs que aproveitam microsserviços, contêineres e funções sem servidor.

As abordagens tradicionais de segurança de aplicações não conseguem acompanhar esses ambientes em constante mudança. Apesar de terem investido em várias ferramentas para gerenciar ameaças à segurança, as organizações continuam tendo pontos cegos e incertezas sobre as exposições e seu impacto nos aplicativos nativos na nuvem.

Quando as vulnerabilidades são detectadas, as abordagens atuais exigem processos manuais que fornecem análises imprecisas de risco e impacto e forçam as equipes a perderem tempo perseguindo falsos positivos. Além disso, a inovação acelerada e os processos DevSecOps mudaram os testes de segurança, colocando mais responsabilidade sobre os desenvolvedores para garantir que o código não tenha vulnerabilidades.

Sem nenhum tempo para as equipes analisarem, avaliarem e gerenciarem manualmente os riscos com base em resultados de varredura amostrados ou programados, mesmo as vulnerabilidades mais comuns e bem documentadas podem permanecer não detectadas e abertas para os hackers explorarem.

De acordo com a Dynatrace, a nova solução vai na direção desses desafios combinando recursos RASP automatizados.

Já disponível, o novo módulo de segurança de aplicações se junta às suítes de monitoramento de infraestrutura, monitoramento de aplicação e microsserviços, monitoramento de experiência digital, análise de negócios e automação em nuvem como parte da plataforma de inteligência de software Dynatrace.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.