Como drones ajudaram bombeiros a conter incêndio em Notre-Dame
Câmera térmica e zoom óptico de drones da DJI foram fundamentais na operação
Os bombeiros de Paris usaram drones DJI para monitorar o incêndio de Notre-Dame e detectar as melhores posições para apontar as mangueiras de incêndio. Por meio de drones DJI Mavic Pro e Matrice M210, que sobrevoaram a catedral histórica, os bombeiros conseguiram obter dados essenciais para conter o fogo. O incêndio foi causado acidentalmente por trabalhos de restauração em andamento na igreja.
Esses equipamentos foram fundamentais para salvar a estrutura da catedral. “Os drones nos permitiram usar corretamente o que tínhamos à nossa disposição”, afirmou o porta-voz dos bombeiros Gabriel Plus. Dessa forma, a câmera térmica e zoom óptico eletrônico do Mavic Pro possibilitaram à brigada de incêndio agir com precisão. Os drones foram emprestados dos ministérios da cultura e do interior da França, pois as equipes de bombeiros ainda não possuem seus próprios drones.
Por lei, esses veículos aéreos não tripulados não podem voar em Paris para evitar acidentes. As restrições foram removidas para a empresa DJI com intuito de cooperar com os propósitos das autoridades francesas. Segundo a DJI, os bombeiros da capital utilizam a tecnologia dos drones em missões de busca e salvamento e na extinção de incêndios, como o de Notre Dame.
“A missão foi delicada e eles inteligentemente chamaram a célula da Unidade Drone da Polícia de Paris, que é uma equipe dedicada de pilotos profissionais prontos para intervir em missões críticas”, acrescentou um porta-voz da DJI.
IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.