Denúncias de assédio moral surgem no departamento de tecnologia da Caixa
Relatos divulgados pela CNN Brasil dão conta de uma política de "medo e intimidação" dentro da Caixa Econômica Federal
Um grupo de servidores da Caixa Econômica Federal, sobretudo no setor de tecnologia, fizeram denúncias de assédio moral e de episódios abusivos dentro do banco. Os relatos foram publicados nesta quinta-feira (07) pela CNN Brasil. Segundo o veículo, sete servidores entraram em contato com a reportagem, sendo que quatro deles concederam testemunhos sobre os eventos.
Os relatos divulgados pela publicação dão conta de uma política de “medo e intimidação” dentro do banco estatal, incluindo ofensas verbais e ameaças explícitas. Os servidores pediram anonimato para não sofrerem retaliações.
Em um dos relatos divulgados, uma servidora afirma ter apresentado denúncia à corregedoria da Caixa por retaliação. Segundo ela, no entanto, o pedido foi para que os servidores não fizessem denúncias.
“Em um atendimento, houve reclamação de um gestor de que não estava funcionando o sistema de vídeo e de áudio do computador dele. O notebook mostrava uma mensagem de segurança. Ele me ligou e disse. ‘Que … de atendimento é esse?’, questionou. “Como é que você acredita na palavra de um usuário? Se ele pedir a …, você vai dar pra ele?”, narrou um dos servidores ouvidos pela publicação.
Em nota enviada à reportagem da CNN Brasil, a Caixa afirmou que todas as informações seriam “encaminhadas para análise da corregedoria”, bem como para a “empresa independente a ser contratada pela nova gestão”.
Daniella Marques, economista, assumiu o comando da Caixa Econômica Federal na última terça-feira (05). Ela é sucessora de Pedro Guimarães, que pediu demissão do órgão após denúncias de assédio sexual contra funcionárias do banco. Em seu discurso de posse, Marques afirmou que deseja melhorar o ambiente interno da Caixa e “escrever um novo capítulo” na instituição.
*Com informações de CNN Brasil