Currículos de CDO: 5 dicas para conseguir um cargo de diretor de dados
Os diretores de dados estão em ascensão, à medida que as empresas adotam estratégias orientadas por dados

Conforme as empresas começam a adaptar as estratégias de dados em primeiro lugar, o papel do diretor de dados está se tornando cada vez mais importante, especialmente porque as empresas buscam capitalizar os dados para obter uma vantagem competitiva. Um papel historicamente focado em governança de dados e conformidade, o escopo de responsabilidades dos CDOs cresceu desde então, levando-os a se tornarem líderes estratégicos de negócios, de acordo com dados do IDC.
De acordo com a pesquisa, 80% dos principais KPIs que os CDOs relatam focar são voltados para os negócios. Os cinco principais KPIs para CDOs incluem eficiência operacional, privacidade e proteção de dados, produtividade e capacidade, inovação e receita e satisfação e sucesso do cliente. E 87% dos CXOs disseram que “tornar-se uma empresa mais inteligente é sua principal prioridade até 2025”, com 52% dos CDOs se reportando a um líder de negócios.
Se você deseja embarcar em uma carreira executiva como CDO, precisará de um currículo forte. Mas você não precisa se sentir intimidado ao escrever seu currículo de nível executivo; você só precisa fazer uma pequena pesquisa. Aqui estão dicas de especialistas em currículos de tecnologia sobre como escrever o currículo ideal para cargos de diretor de dados, juntamente com um exemplo brilhante.
1. Foque na transformação
Os dados se tornaram uma prioridade para empresas grandes e pequenas e, embora algumas empresas já tenham estabelecido uma estratégia digital, muitas delas estão apenas começando. Como CDO, você provavelmente será encarregado de algum tipo de transformação digital ou de dados, seja uma visão geral completa das práticas de dados de uma empresa ou para ajudar uma empresa a melhorar ou avançar sua estratégia de dados para o próximo nível.
“Ao preparar um currículo para funções de CDO, cada candidato deve considerar seu público, pois diferentes empresas incluem uma série de funções em cada função. No entanto, a capacidade de impulsionar a transformação da tecnologia digital será o foco”, diz Stephen Van Vreede, Especialista em Currículos da IT Tech Exec.
Para demonstrar sua capacidade de liderar transformações de dados, você deve destacar habilidades relevantes, como estratégia de negócios, planejamento estratégico, operações de negócios, governança de dados, alinhamento de metas, segurança de dados, fornecimento de dados, desenvolvimento de roteiro de tecnologia, gerenciamento de mudanças, comunicação e liderança de equipe.
Olhe para as listas de empregos para ajudá-lo a encontrar um foco ou tema para o seu currículo. Algumas posições se concentrarão mais em segurança ou tecnologia emergente, enquanto outras se concentrarão mais em dados e analytics. Para funções de CDO focadas na transformação, você pode fazer disso o tema central do seu currículo e demonstrar como sua formação, experiência e habilidades o tornam um forte candidato para o trabalho.
Destaque qualquer experiência que você tenha em ajudar empresas a criar ou transformar suas estratégias de ciência e análise de dados. Por exemplo, você deve incluir exemplos de qualquer momento em que ajudou a implementar novas tecnologias de dados ou analytics, auxiliou na manutenção ou construção de bancos de dados, encontrou novos insights com dados ou informou a estratégia geral de dados e analytics em uma função anterior. É importante demonstrar que você sabe como apoiar ou implementar com sucesso a transformação digital, especialmente no que se refere às metas gerais de negócios.
2. Crie um currículo flexível
Seu currículo deve ser um documento flexível que você possa ajustar rapidamente para se adequar ao trabalho para o qual está se candidatando. Isso pode significar destacar habilidades específicas ou adicionar conhecimentos relevantes que você originalmente deixou de fora do seu currículo. Van Vreede sugere a criação de um currículo “modular” que pode ser atualizado para se adequar a qualquer lista de empregos.
Seu currículo deve sempre descrever o “valor agregado que você traz para a organização como um CDO”, diz ele. Mas certifique-se de que o seu currículo também inclua palavras-chave alinhadas à lista de empregos. Adicione palavras-chave que você não incluiu ou se você expressou uma habilidade ou realização de uma maneira diferente, volte ao seu currículo e reformule-o. Sua seção de experiência também pode ter uma lista com marcadores de suas conquistas que podem ser reordenadas para “priorizar as coisas com as quais a empresa parece se importar mais com base na postagem”, diz Van Vreede.
“Se a postagem enfatiza que o candidato deve ter experiência em desenvolvimento de produtos digitais, as primeiras conquistas listadas para cada função devem se concentrar no desenvolvimento e entrega de produtos digitais. No entanto, se outra postagem listar a experiência na nuvem como o principal requisito, os pontos principais devem priorizar as iniciativas de transformação da nuvem”, diz ele.
Use as listas de vagas de seu interesse como um guia para criar um currículo básico que você pode personalizar posteriormente com base nas listas de vagas. Cheryl Lynch Simpson, Coach de Carreira, Pesquisadora de Emprego e Coach do LinkedIn e Redatora Mestre de Currículos, sugere passar por uma dúzia ou mais de anúncios de emprego para criar seu currículo básico e adaptá-lo a partir daí, conforme necessário.
“Embora a adaptação do currículo não deva demorar muito, ela deve ser completa e incluir possíveis alterações no título, resumo, palavras-chave, descrições de cargos, conquistas e credenciais do currículo. É mais fácil se o candidato destacar os principais requisitos, frases e responsabilidades nos anúncios de emprego e, em seguida, procurar locais específicos no documento onde muitos deles podem ser incorporados”, diz Simpson.
3. Mantenha o ATS em mente
Os sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) automatizam parte do processo de contratação filtrando os currículos que atingem palavras-chave específicas relevantes para a lista de empregos. Isso ajuda os recrutadores e gerentes de contratação a classificar grandes pilhas de currículos para encontrar rapidamente candidatos qualificados. Mas se o seu currículo não estiver configurado para ser compatível com ATS, você pode correr o risco de passar despercebido pelo sistema automatizado.
Um ATS compara seu currículo com o conteúdo dos requisitos da listagem e contará o número de vezes que as palavras-chave aparecem, de acordo com Simpson. Os currículos são classificados usando esse “processo de pontuação” para que os recrutadores saibam quais candidatos devem olhar primeiro.
“Os sistemas de rastreamento de candidatos são muito comuns e podem enganar qualquer candidato. Mas descobri que esses sistemas deixam os candidatos de nível C em tecnologia muito frustrados, porque muitas vezes filtram pessoas realmente boas”, diz Van Vreede.
Uma das maiores preocupações dos candidatos a emprego é que seu currículo seja convertido em um arquivo de texto simples depois de carregado em um sistema ATS, que pode remover qualquer formatação especial. Se o seu currículo usa muita formatação especial, como cabeçalhos ou imagens, convém criar uma versão com formatação mais simples. Você pode salvar seu currículo formatado para enviar diretamente para seus contatos de nível C e usar a versão simplificada para se candidatar a vagas on-line.
“Também é fundamental entender que, em muitos casos, os recrutadores incluirão uma quantidade ou variedade de experiência necessária no anúncio de emprego. Esse valor ou variação é usado como filtro para eliminar os candidatos que não atendem aos requisitos”, diz Simpson.
Se uma lista de empregos solicitar de 15 a 18 anos de experiência, o ATS analisará seu currículo e tentará determinar quantos anos de experiência você tem. Isso significa que pessoas com menos ou mais experiência serão automaticamente expulsas pelo sistema, por isso é importante “provar a experiência” do seu currículo para que ele corresponda ao trabalho que você está procurando, diz Simpson.
4. Destaque suas habilidades sociais
No nível de liderança, há menos foco em suas hard skills e um foco mais forte nas soft skills necessárias para uma liderança eficaz. Uma vez que você atingiu o ponto em sua carreira em que está sendo considerado para um cargo de nível executivo como CDO, espera-se que você tenha o conhecimento técnico e a formação. Depois de passar para a liderança, há um conjunto de habilidades totalmente novo que você terá que destacar que não é necessariamente encontrado em funções mais técnicas.
De acordo com uma pesquisa do MIT e da Accenture, as seis principais habilidades necessárias para que os CDOs sejam bem-sucedidos são ser um agente de mudança (67%), evangelista (47%), tradutor (34%), networker (34%), inovador (29 %), e ter uma mente curiosa (27%). Você deseja que seu currículo reflita essas habilidades sociais que se concentram mais em gerenciamento de pessoas e liderança transformacional. Ao atingir o nível executivo, você deseja enfatizar que possui as habilidades e a capacidade certas para liderar pessoas, em vez das habilidades para lidar com as tecnologias do dia-a-dia.
É um papel que requer habilidades interpessoais e de comunicação, especialmente diante dos desafios mais comuns que os CDOs enfrentam. De acordo com a pesquisa, os CDOs enfrentam escassez de talentos (53%), conflitos de cultura interna e taxas de adoção atrasadas (47%), financiamento limitado para apoiar a transformação digital (44%) e infraestrutura em silos (37%), entre outros desafios. Para combater esses possíveis problemas no local de trabalho, os CDOs precisam das habilidades certas para navegar em dinâmicas internas e culturas corporativas potencialmente complexas para permitir a transformação digital.
5. Evite ser muito tático
Um erro de currículo que Van Vreede e Simpson veem repetidamente que os candidatos a CDO cometem é escrever um currículo que é muito “tático”. Um currículo tático é aquele que simplesmente oferece informações sem qualquer contexto que conecte sua experiência aos seus objetivos de carreira.
É tentador em trabalhos técnicos apenas escrever uma longa lista de suas habilidades, conquistas e experiência com base no seu nível atual. Em vez disso, você deve tentar demonstrar habilidades e realizações relevantes que o qualificarão para uma posição de nível C. Por exemplo, se você está atualmente no nível de vice-presidente ou diretor sênior, concentre-se em escrever um currículo para uma posição de nível executivo e inclua as habilidades e conhecimentos que se traduzem na função de CDO.
“Nos campos técnicos, mesmo no C-suite, é tentador transformar em currículo tático em vez de enfatizar o design e a execução da estratégia de dados. Não basta que um currículo enfatize as habilidades de planejamento estratégico; ele também deve demonstrar experiência em projetar estratégias de dados e liderar sua execução por meio da inclusão de conquistas mensuráveis que mostrem, não digam, sua proficiência”, diz Simpson.