Conheça as startups vencedores de desafio de soluções inovadoras em alimentação do Carrefour
O Carrefour anunciou as startups vencedoras da primeira edição brasileira do Desafio de Startups, competição que integra a conferência global da ONG francesa Hello Tomorrow. A iniciativa elegeu projetos de duas startups com soluções inovadoras para a produção de alimentos no mundo em resposta ao tema proposto pelo desafio: ‘Comida do amanhã para todos’.
Com o apoio do Carrefour, um dos principais parceiros do evento global há dois anos, esta é a primeira vez que a ONG promove o Desafio de Startups fora da França. A primeira colocada foi a CBA Sementes, seguida pela PW.
Com um projeto inovador, a CBA Sementes, startup vencedora da competição, desenvolveu uma tecnologia para a produção de batatas sementes por meio do sistema de aeroponia. A técnica, uma evolução da hidroponia, permite que o alimento seja cultivado de forma suspensa, ou seja, sem o uso da terra. O chamado “cultivo no ar”, apresentado pela campeã, não utiliza substratos, reduz em 98% o consumo de água e em 80% o uso de fertilizantes em comparação aos processos produtivos tradicionais.
Já a PW, segunda colocada, desenvolveu hidroabsorventes biodegradáveis. Feito a partir de cascas de frutas, a tecnologia pode ser utilizada na agricultura em regiões áridas, como o Nordeste brasileiro. O hidroabsorvente é aplicado nas raízes dos cultivos, criando um ambiente úmido propício ao seu desenvolvimento. Dentre os grandes diferenciais do produto estão baixo custo, alto rendimento e isenção de insumos químicos.
Por meio do Desafio de Startups a organização convida startups e empreendedores a participar de desafios a fim de desenvolver novas tecnologias e soluções inovadoras para os problemas reais do planeta. O tema da competição brasileira, proposto pelo Carrefour, considerou importantes pilares que a companhia valoriza e fomenta ao redor do mundo para incentivar uma alimentação saudável, sustentável e sem desperdício.
As soluções propostas pelas start-ups e empreendedores seguiram os três critérios eleitos para o desafio: o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis (produção, distribuição, manuseio, armazenamento e informações nutricionais), mais sustentáveis (desenvolvimento, produção, distribuição), e com menos desperdício (produção, manuseio, armazenamento, comercialização, aproveitamento e reciclagem).
O primeiro e segundo colocados da edição brasileira do Desafio de Startups ganharam respectivamente R$ 50 mil e R$ 20 mil em dinheiro. Além disso, o Carrefour irá apoiar o desenvolvimento dos dois projetos vencedores. A CBA Sementes ainda ganhou duas passagens aéreas e hospedagem para participar do Hello Tomorrow Global Summit 2017, encontro mundial promovido pela ONG nos dias 26 e 27 de outubro, na França. Na ocasião, start-ups, pesquisadores e demais convidados participarão de diversos debates sobre os temas selecionados para a conferência deste ano.
“As startups vencedoras desenvolveram projetos alinhados à estratégia de sustentabilidade do Grupo Carrefour. Apoiamos modelos de produção mais sustentáveis e com menos impacto ao meio ambiente, como o apresentado pela campeã CBA Sementes. Da mesma forma, trabalhamos para encontrar os melhores destinos para os resíduos que geramos em nossa operação. Por isso, a proposta da PW é uma alternativa para o combate ao desperdício em todas as formas”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. Após a edição brasileira, a Hello Tomorrow levará o Desafio de Start-ups será realizado, ainda neste ano, no Peru, Correia do Sul, Índia, Turquia e Paquistão.