Conheça 9 startups brasileiras de moda que se apresentam no SPFW
Startups oferecem soluções digitais para oferecer desde serviços personalizados a cursos em modelagem e tecido
Startups brasileiras estão mirando o mercado da moda para levar novas tecnologias e repensar modelos de negócio. Nesta semana, durante o SPFW, nove delas apresentam pitches para empresários em uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (InMod). Ambos possuem o convênio “Contextualizar na Moda III”, que há sete anos proporciona a pequenas empresas de moda melhor posicionamento no mercado, atribuindo alto valor agregado.
O projeto levará para ao SPFW mais de 200 empresários, donos de pequenos negócios, além das principais startups de moda do país. Na lista abaixo, conheça as startups e as soluções que apresentam.
Bagome (PI) – a startup oferece um serviço inovador de consultoria de imagem e estilo que permite a experimentação de looks adequados ao seu perfil, em casa ou em lojas conveniadas. A plataforma possibilita ao cliente o acesso a uma vitrine virtual dos produtos de suas marcas preferidas em formato de marketplace e a experimentação antes da decisão de compra. Após cadastro do seu estilo, medidas e gostos pessoais consultoras da Bagome traçam o perfil de cada consumidor e fazem a curadoria das peças, selecionando composições que serão enviadas em uma mala para a casa do cliente, com dois dias para experimentação. É possível ainda agendar visita a uma das lojas conveniadas com a utilização de um sistema de pré-venda, onde o consumidor recebe nas lojas físicas atendimento focado na experiência e personalização, o que a startup coloca como um grande diferencial para a redução de custos dos lojistas.
Black Purpurin: Moda 3D (SC) – a empresa comercializa bolsas em 3D, sapatos em 3D e acessórios em 3D, além de fazer a curadoria via plataforma. A startup afirma fazer uso de material consciente para criar acessórios personalizados.
NASI Núcleo de Análise e Soluções Inteligentes (PE) – a startup desenvolveu um app funciona como vitrine de produtos de vestuário de moda e conecta clientes atacadistas com fabricantes, gerando negócios diariamente. O primeiro lançamento foi o App Moda Center Santa Cruz que já tem mais de 145 mil downloads, mais de 5.200 empresas cadastradas e destas um feedback de retorno de 70% em vendas através do app.
Eurekalab (RS) – plataforma web de inovação aberta, baseada na inteligência coletiva, conecta indústrias/marcas a uma comunidade de criativos e designers para o desenvolvimento de novos produtos. Através de um processo simples e estruturado, lançam desafios criativos à comunidade que responde com suas propostas. Ao final do período de envio de propostas, as empresas/marcas recebem todas a propostas submetidas e as melhores são premiadas e reconhecidas. Através da inteligência coletiva, impulsionam o processo de desenvolvimento de produtos a partir da geração, seleção e validação de ideias com agilidade, eficiência, custo baixo e menor risco. Além disso, a partir da submissão massiva de propostas, os clientes podem identificar padrões técnicos e de design, que a partir de critérios pré-estabelecidos, auxiliam marcas a tomarem melhores decisões em seu roadmap de inovação.
Dume (SP) – a startup é uma espécie de consultoria que leva sustentabilidade para os pequenos negócios através de soluções pautadas na experiência e conhecimento do mercado.Com foco em modelagem de negócios, desenvolvimento de produto e gestão.
Figurini (MG) – é um sistema de inteligência que através de um marketplace com avatar 3D e gamificação, otimiza as vendas da indústria da moda, capturando informações da cadeia. Funciona como um Tinder da moda, o que possibilita uma conexão assertiva entre as marcas ideais para cada lojista multimarcas. Filtra as marcas que tem mais a ver com o representante de compras de cada lojista, de forma personalizada e automatizada. O Figurini disponibiliza para cada marca parceira um marketplace focado no varejo, onde é possível colocar seu estoque ou peças com dificuldade de venda.
Moda Limpa (RJ) – uma plataforma online que ajuda marcas de moda a encontrar e selecionar fornecedores sustentáveis e éticos em todo o Brasil. Com mais de 450 empresas cadastradas, o Moda Limpa é hoje uma das principais plataformas de moda sustentável do país onde marcas podem pesquisar desde fornecedores de matéria-prima, como algodão orgânico, a prestadores de serviços como estamparias que utilizam mão de obra social e até embalagens recicladas, tudo para tornar seus produtos mais sustentáveis.
Tesourinhas Cursos (DF) – a startup oferece um aprendizado mais flexível em modelagem sem seguir muitos guias e cronogramas, precisa apenas compreender um pouco da lógica dos processos de aprendizagem. Além dos cursos, a startup ajuda novos designers e marcas de Brasília a alavancarem seus projetos e a executarem suas ideias da melhor maneira. Contam com um banco de profissionais de diversas áreas de atuação e fazemos a ponte entre profissionais e clientes.
Line Ateliê Criativo (PE) – a startup presta serviços de Design e Produção de Moda para as empresas de confecções. O Ateliê funciona como um organismo de Design de moda fora das empresas que unifica as etapas de produção. A startup também possui o viés educacional, oferecendo capacitação dos profissionais do setor têxtil e visa se tornar referência em Design e Moda para a Indústria através de cursos, palestras e workshops.