O futuro da IA do Windows está chegando (na próxima semana)

Esqueça o Windows 12: a grande aposta da Microsoft em IA está começando no seu PC atual com o Windows 11 na próxima semana

Author Photo
6:08 pm - 22 de setembro de 2023
windows logo teclado windows 10, microsoft Imagem: Shutterstock

O futuro da inteligência artificial (IA) no Windows. É isso que estamos ouvindo, e agora a Microsoft nos mostrou exatamente como isso se parece. Se o futuro do Windows envolve IA, é porque é como qualquer outro produto da Microsoft – o futuro de cada produto da Microsoft envolve IA e um Copilot.

Essa é a visão. IA em todos os lugares. Mas a IA é o seu copiloto, tanto figurativamente quanto literalmente. A mensagem da Microsoft é que há um Copilot e ele se integrará a todos os produtos da Microsoft – incluindo o Windows. Mas o Copilot não é onde terminam os recursos de IA.

Aqui está o que aprendi no grande evento da Microsoft em Nova York, ontem. (Para total transparência: a Microsoft forneceu um transporte Lyft para o evento a partir do meu hotel, café e um almoço leve. O café estava bom.)

Copilot para Windows e além

O Copilot do Windows, da Microsoft, foi o grande destaque em termos de Windows. Mas ele não está sozinho. O grande anúncio da Microsoft foi o próprio Copilot, completo com um novo logotipo amigável e acessível.

“Acreditamos que o Copilot irá transformar fundamentalmente nosso relacionamento com a computação pessoal”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Isso é uma grande reformulação que se estenderá ao Bing Chat e até mesmo ao ícone do Bing Chat no Edge, que está se tornando um ícone do Copilot, com o Bing Chat.

A Microsoft afirma que o Copilot é uma experiência que se estende por todos os seus diversos aplicativos, mas o Copilot também será seu próprio aplicativo. Tecnicamente, é claro, isso não é exatamente verdade – o Copilot do Microsoft 365, para aplicativos do Office, é realmente algo completamente diferente e nem estará disponível para os consumidores até o próximo ano. Mas esta semana, a Microsoft deixou de falar sobre uma variedade de Copilots diferentes em seus aplicativos e passou a falar sobre uma experiência de Copilot.

Windows Copilot, em breve

A partir de 26 de setembro de 2023, a Microsoft começará a disponibilizar uma atualização para o Windows 11 que coloca um ícone de pré-visualização do Windows Copilot na sua barra de tarefas, à direita da caixa de pesquisa. O atalho de teclado do Windows + C irá iniciá-lo. (Engraçado, esse era o atalho de teclado da Cortana.)

Já vimos bastante sobre o Windows Copilot, então eu sabia o que esperar.

O Windows Copilot é como ter um painel de Bing Chat que aparece em uma barra lateral no seu PC, em vez de apenas no seu navegador da web. Mas é mais poderoso.

Você pode perguntar qualquer coisa que possa ser perguntado ao Bing Chat, mas ele também pode se integrar ao seu PC. Você pode pedir ao Copilot para mudar o Windows para o modo escuro, por exemplo, ou rearranjar suas janelas com o Snap.

Leia mais: Do Kin ao Clippy: os piores produtos da Microsoft

Quando você copia algum texto com a barra lateral aberta, pode escolher enviá-lo para o Copilot para trabalhar com ele. Você pode fornecer a ele imagens e outros arquivos do seu PC.

O Windows Copilot suporta um sistema de plugins para interagir com outros aplicativos e serviços. A Microsoft exibiu uma demonstração de recursos futuros do Windows 11, onde alguém pede ao Copilot para começar a tocar uma música no Spotify, e ela começa a tocar no aplicativo Spotify no Windows 11, por exemplo. Mas a Microsoft não falou muito sobre integrações de terceiros esta semana. Essa história de desenvolvedor provavelmente virá em eventos futuros voltados para desenvolvedores.

Mais uma vez, essa funcionalidade começará a chegar aos PCs com Windows 11 em forma de pré-visualização nos próximos dias. Não se trata do Windows 12. Nem mesmo é algo que chegará em breve nas compilações do Insider do Windows 11 para testadores. Isso está prestes a chegar – iminentemente.

IA no Windows além do Copilot

Mas os recursos de IA vão além do Windows Copilot. Vários recursos de IA chegarão a uma variedade de aplicativos do Windows com a atualização de outono de 2023 para o Windows 11 (isso é o Windows 11 23H2, já que será lançado no segundo semestre de 2023). Eles chegarão junto com o Windows Copilot na atualização.

Por exemplo, a Microsoft tem falado bastante sobre o Microsoft Paint ultimamente. (Quantas pessoas realmente usam o Microsoft Paint, no entanto? Há alguns anos, a Microsoft realmente descontinuou o Paint – e depois o trouxe de volta.)

O Microsoft Paint está recebendo um recurso “Paint Cocreator” que gerará imagens para você com o modelo de geração de imagens DALL-E 3 da OpenAI. (A Microsoft também anunciou planos de atualizar suas outras ferramentas para o DALL-E 3, incluindo o Bing Image Creator, o Microsoft Designer e a experiência de solicitar uma imagem no Bing Chat. Todos eles atualmente usam um modelo mais antigo do DALL-E.)

De forma curiosa, o Paint é o único lugar onde vi o nome “Cocreator” usado. Mesmo no Microsoft 365, a experiência que cria documentos para você é chamada de “Microsoft 365 Copilot”.

Veja também: 3 empresas de browsers que estão trabalhando com IA

O Paint também está recebendo outros recursos, como remoção de plano de fundo e camadas.

Além do Paint, o editor de vídeo Clipchamp da Microsoft está recebendo recursos de IA para edição de vídeos. A Microsoft demonstrou fornecer um vídeo longo de um evento ao Clipchamp e deixar a IA escolher automaticamente os destaques do vídeo e criar um resumo dos destaques, com transições. O aplicativo Fotos (Photos) está recebendo recursos de IA, incluindo uma ferramenta de desfoque de plano de fundo com um clique e uma pesquisa aprimorada.

Outros novos recursos se integram com a IA. A Ferramenta de Captura (Snipping Tool) está obtendo a capacidade de capturar uma imagem da sua tela e extrair o texto dela – assim como no Android e no iPhone. Isso ajudará o Windows a fornecer texto que você pode ver em qualquer lugar diretamente para o Windows Copilot, naturalmente.

A Microsoft também demonstrou seu recurso “escrever em qualquer lugar”, que permite escrever com uma caneta stylus em qualquer caixa de texto do sistema. A Microsoft mostrou escrever uma equação matemática na caixa de chat do Windows Copilot, fazendo com que o Windows a convertesse em texto padrão e o Copilot a resolvesse. É uma melhoria para pessoas que usam canetas stylus com seus PCs e é útil além do Copilot.

E quanto ao Microsoft 365 Copilot para documentos do Office?

O Microsoft 365 Copilot é talvez a coisa mais impressionante que a Microsoft estava mostrando: uma IA para o Office, treinada em todos os dados da sua organização, capaz de fazer de tudo, desde escrever seus e-mails e participar de suas reuniões até preparar apresentações em PowerPoint e montar planilhas.

A Microsoft o mostrou e foi muito impressionante. A Microsoft afirma que o Microsoft 365 Copilot estará disponível para todos os clientes empresariais a partir de 1º de novembro de 2023.

Os consumidores ainda não têm acesso. Representantes da Microsoft me disseram que a disponibilidade geral do Microsoft 365 para consumidores ocorrerá no início de 2024. Eles não estavam prontos para comentar se custaria mais do que uma assinatura do Office custa atualmente para acessar esse recurso.

Leia também: Pesquisadores de IA da Microsoft expuseram dados internos sensíveis

Pessoalmente, acredito que as pessoas quase certamente terão que pagar mais por isso. A Microsoft está cobrando das empresas US$ 30 por usuário pelo Microsoft 365 Copilot. Essas experiências exigem muita potência de processamento.

Na verdade, é louco que grande parte disso seja gratuito. A OpenAI requer uma assinatura paga do ChatGPT Plus para uma experiência de chat com o modelo de linguagem GPT-4 grande e o modelo de geração de imagens DALL-E 3. A Microsoft está fornecendo tudo isso gratuitamente para todos como parte do Windows, Bing e seus outros serviços. Isso é realmente impressionante. (Na verdade, eu ainda não mencionei o preço do Windows Copilot e de outros recursos até agora, e você provavelmente apenas assumiu que eles eram gratuitos! Eles são gratuitos para todos, mas é interessante como tomamos isso como garantido.)

E quanto ao Windows 12?

Todo mundo está interessado no Windows 12. Temos relatos confiáveis de que a Microsoft planeja lançá-lo daqui a cerca de um ano. No entanto, a empresa não mencionou nada sobre o Windows 12 neste evento, nem mesmo um teaser.

Parece provável que o Windows 12 envolva uma integração ainda mais profunda da IA. Como poderia ser diferente?

Mas até mesmo especular sobre o Windows 12 está perdendo o ponto: essa integração futura da IA no Windows começa agora, daqui a apenas alguns dias, no sistema operacional Windows 11 que já estamos usando em nossos PCs.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Chris Hoffman

Chris Hoffman é um jornalista de tecnologia e colunista que escreve sobre o Windows há mais de uma década. Sua coluna “Windows Intelligence” ajuda você a aproveitar ao máximo seu PC com Windows e entender o que a Microsoft está fazendo.

Chris foi anteriormente o editor-chefe do How-To Geek, onde acumulou mais de um bilhão de visualizações de páginas com dicas úteis, guias de solução de problemas úteis e editoriais informativos – com o Windows sempre como seu foco principal. Além disso, ele também escreveu para The New York Times, PCWorld, Reader’s Digest e muito mais

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.