Elon Musk lança xAI para competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT
Objetivo da xAI é ‘entender a verdadeira natureza do universo’, disse a empresa em seu site oficial
Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, lançou um novo empreendimento de IA generativa, a xAI, para competir com empresas como a OpenAI, criadora do ChatGPT.
“O objetivo da xAI é entender a verdadeira natureza do universo”, disse a empresa em seu site oficial.
Musk, que era membro do conselho da OpenAI na época de sua criação, em 2015, também contratou o diretor do Center for AI Safety, Dan Hendrycks, para fazer parte da equipe de consultoria da xAI.
Em maio, os membros do Center for AI Safety assinaram uma carta aberta alertando que a evolução da IA poderia levar a um evento de extinção e sugeriram que o controle da tecnologia deveria ser uma prioridade global.
No entanto, Musk – que tem sido um crítico vocal do ChatGPT e da direção geral que outras empresas estão adotando com a IA generativa – disse que a xAI não deve programar explicitamente dados ligados à moralidade em seu mecanismo de IA.. A empresa, no entanto, tentará fazê-lo entender a verdadeira natureza do universo para torná-lo mais seguro, segundoi a Reuters.
Leia mais: IA acabará com esses empregos – mas criará outros também
A xAI, terá sede na área da baía de São Francisco, e contratou 11 engenheiros de IA que já contribuíram para inovações notáveis em empresas como DeepMind, OpenAI, Google Research, Microsoft Research, Tesla e na Universidade de Toronto.
Esses engenheiros incluem nomes como Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, Greg Yang, ex-funcionário da Microsoft, e Tony Wu e Christian Szegedy, ex-funcionários do Google.
Esses indivíduos, de acordo com a empresa recém-formada, lideraram avanços e desenvolvimento de tecnologia, como o programa de jogos AlphaStar, Minerva AI do Google, GPT-3.5 da OpenAI e modelos de linguagem grande GPT-4.
A empresa também está procurando contratar engenheiros e pesquisadores experientes para expandir sua equipe técnica.
Incorporada em março, a xAI é uma nova entidade legal, diferente do Twitter, que foi renomeada como X Corp, esclareceu Musk.
No entanto, a Tesla e o Twitter trabalharão em estreita colaboração com o xAI para projetar o novo mecanismo de IA generativo, disse a empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!